Menstruação

Menstruação é o processo de descamação de sangue das paredes do útero da mulher, quando não existe a fecundação. Essa descamação irá ocorrer todos os meses, em mulheres com o ciclo regulado, sempre que não ocorrer gravidez. É o descarte do material (endométrio) que seria usado para acomodar o óvulo fecundado.

A menstruação acontece com todas as mulheres, isto é a primeira coisa a ser dita. Em geral, a primeira menstruação, conhecida como menarca, acontece entre os 11 e 13 anos de idade de uma garota. Porém, os médicos consideram normal meninas que menstruem pela 1ª vez entre os 8 e 16 anos de idade.

A menstruação passa a cessar quando a mulher entra na chamada fase da Menopausa. Isso acontece, geralmente, a partir dos 50 anos – embora algumas mulheres tenham Menopausa precoce, parando de menstruar bem antes. Com o fim da menstruação, termina a idade reprodutiva das mulheres.

A menstruação, como já mencionado, ocorre todos os meses, quando não existe fecundação. Ela apenas deve cessar se ocorrer gravidez.

A menstruação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher. Esse ciclo pode ter duração entre 21 e 35 dias, dependendo do organismo de cada mulher.

O ciclo reprodutivo da mulher acontece em quatro fases distintas. Confira cada uma delas, a seguir:

  • Menstruação – Fase da perda de sangue

Nesse período, em razão dos estímulos de hormônios, a parede uterina, composta por sangue e nutrientes (endométrio) é rompida e expelida em forma de sangramentos, através do canal vaginal.

  • Menstuação – Fase pré-ovulatória

Se trata do período no qual o óvulo já está desenvolvido e deixa o ovário, se encaminhando para o útero. O objetivo é a fecundação, que ocorre com o encontro do óvulo com o espermatozoide.

Caso essa junção não aconteça, ocorrerá, mais tarde, a menstruação.

  • Menstruação – Ovulação

É o período que costuma acontecer entre o 13º e 15º dia antes da menstruação seguinte da mulher. Nessa fase, as chances de a mulher engravidar são grandes, pois ela está no máximo de seu período fértil. Mas caso ela não engravide, novamente, depois de semanas, ocorre a menstruação.

  • Menstruação – Fase pós-ovulatória

Ocorre quando o óvulo desenvolvido não é fecundado por um espermatozoide. Sem ser fecundado, ele costuma perder sua função dentro de 12 a 24 horas. Depois disso, como a fecundação não ocorreu, dá-se início a preparação do organismo para a mulher menstruar.

  • Incômodos da Menstruação

A menstruação não deve ser um processo insuportável para a mulher. Caso ela seja, vale procurar ajuda médica, pois existem doenças relacionadas a menstruação, como a endometriose.

Mesmo assim, alguns incômodos são considerados normais durante alguns dias que antecedem a chegada da menstruação e durante ela. Isso inclui: alterações de humor, aumento do apetite, retenção de líquidos, aumento do peso corporal, cólicas uterinas.

As cólicas menstruais são uma das principais reclamações das mulheres. Elas acontecem devido à ação dos hormônios e as contrações realizadas pelo útero, para auxiliar na eliminação do endométrio.

Desde que essas cólicas da menstruação melhorem com métodos caseiros, elas podem ser consideradas normais. Também devem durar apenas durante o período menstrual, caso contrário, a mulher deve procurar um médico, de preferência, ginecologista.

  • Dicas para aliviar as cólicas da Menstruação

Algumas medidas podem ser tomadas para aliviar as dores normais que surgem com a menstruação. Entre elas estão:

  1. Remédios analgésicos ou anti-inflamatórios receitados por um médico. Atenção! Não faça uso de medicamentos sem indicação médica. A automedicação pode colocar a sua saúde em risco!
  2. Compressas quentes: podem ser feitas sobre a parte baixa do abdômen, com bolsas térmicas ou tecidos aquecidos.
  3. Chás naturais: algumas ervas, como a camomila e a erva doce costumam aliviar cólicas menstruais leves.
  4. Exercícios físicos: não ser uma pessoa sedentária colabora para que a mulher apresente menos cólicas durante a menstruação.
  5. Dieta saudável: manter sempre uma alimentação saudável e balanceada também costuma fazer com que a mulher apresente menos cólicas durante a menstruação.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade