Calendário abono PIS/Pasep 2021 já está disponível? Veja o que se sabe

Abono PIS/Pasep de 2021 ainda não foi pago pelo governo federal. Confira as informações sobre o calendário de repasses do benefício.

A pandemia fez com que o governo federal alterasse os pagamentos do abono PIS/Pasep. Assim, o ano-base de 2020 só foi pago no começo de 2022. A situação em si gerou uma dúvida em muitos trabalhadores: afinal de contas, então quando o calendário do abono PIS/Pasep de 2021 estará disponível?

Lembrando que o PIS só é pago aos trabalhadores com carteira assinada da iniciativa privada (responsabilidade da Caixa Econômica Federal) e o Pasep é para servidores públicos (pago pelo Banco do Brasil). Além disso, é necessário cumprir os requisitos abaixo:

  • Estar inscrito no PIS/Pasep há ao menos cinco anos;
  • Receber, em média dois salários mínimos;
  • Trabalhar por, no mínimo, 30 dias do ano-base;
  • Ser registrado na Rais ou no eSocial;
  • Não pode ser empregado doméstico;
  • Não pode ser contratado por pessoa física.

Calendário do abono PIS/Pasep 2021: atualizações

O governo federal ainda não anunciou o calendário do abono PIS/Pasep 2021 e também não ofereceu uma data de lançamento do cronograma. A maior probabilidade é de que o benefício só seja pago em 2023.

Isso ocorre devido ao fato de o Orçamento deste ano não prever um segundo repasse do abono. Para pagamentos do tipo foram destinados cerca de R$ 21 bilhões. Como já foi pago o atrasado, de 2020, beneficiando 23 milhões de pessoas, não há recursos para o do ano-base de 2021.

Portanto, só é possível realizar consultas do abono PIS/Pasep referente a 2020.

Sobre o abono PIS/Pasep (ano-base de 2020)

Caso o trabalhador ainda não tenha verificado o abono PIS/Pasep 2020 que ficou disponível recentemente, é possível fazer a consulta pelo aplicativo da Carteira de Trabalho (Android e iOS) ou no telefone 158. O benefício conta com valores de até um salário mínimo (atualmente, R$ 1.212).

Cerca de 500 mil pessoas não sacaram o abono PIS/Pasep 2020 que foi liberado neste ano. O recurso ficará disponível até o final do mês de dezembro de 2022. Já quem espera pelo abono do ano-base de 2021, terá que aguardar mais um pouco até que haja uma movimentação por parte do governo federal.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »