ANAC autoriza entrega de produtos por drones

Entrega de produtos por drones foi autorizada de forma temporária para testes.

Nesta semana, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou a entrega de produtos por drones em caráter de testes. A empresa Speedbird será a primeira a poder utilizar a ferramenta no país, de forma oficial, para poder fazer delivery na cidade de Campinas, estado de São Paulo.

Entre as regras do teste está a de que as entregas só poderão ser feitas de dia com a distância máxima de 2,5 km entre o operador e o veículo aéreo. Ou seja, pela distância, o drone não será visível a olho nu para o operador em certas circunstâncias.

Em todas as entregas, o drone sairá do centro de distribuição da empresa e caso o local de destino seja mais distante do que os 2,5 km, o restante do trajeto deve ser feito por um entregador.

O drone que fará as entregas é do modelo DLV-1 que possui 9 kg, velocidade de até 32 km/h e pode transportar uma carga de até 2 kg. Ou seja, só serão transportados objetos leves em velocidade reduzida.

Drones estão se popularizando

Os drones vêm se tornando cada vez mais populares com o passar dos anos. Além de serem objetos que podem ser utilizados para brincadeiras e entretenimento, o equipamento já vem sendo usado para filmagens no cinema, transmissão esportiva, monitoramento do clima, medições.

Com o seu desenvolvimento, também passaram a ter uma capacidade maior de carga para poder fazer entregas. Atualmente, já é possível encontrar drones pequenos por cerca de R$ 150,00. A ANAC vem tentando regulamentar o uso do veículo aéreo para que não haja incidentes ou acidentes.

Drones foram criados para guerra

Apesar do nome popular ser drone, oficialmente ele é chamado de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT). Inicialmente, os drones foram desenvolvidos como armas de guerras e desde então são muito utilizados por países como os Estados Unidos, Rússia e China. Por serem rápidos e poderem ser operados de forma remota, é uma opção considerada segura para espionagem e ataques menores.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »