Aplicação do Enem 2021 não aparece nas metas do INEP

Portaria publicada em 11 de maio de 2021 não prevê realização das provas do Enem. Exame é aplicado anualmente e conta com milhões de participantes.

Aplicação do Enem 2021 não aparece nas metas do INEP, pessoa escrevendo

Realização do Enem não foi colocada nas metas. - Foto: CollegeDegrees360 / Flickr

Nesta quinta-feira (11/05), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou uma portaria sobre suas metas na qual não prevê a aplicação das avaliações do Enem 2021.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal forma de entrada para universidades públicas no país. Todos os anos, milhões de estudantes participam de provas que costumam ser divididas em dois dias.

Em 2020, o Enem foi atrasado para janeiro de 2021 por causa da pandemia provocada pela COVID-19. Sendo assim, um novo exame, em tese, deveria ser relacionado para este ano.

Por outro lado, a portaria, assinada pelo presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, se baseia no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). Sendo assim, as metas globais abrangem as atividades entre os dias 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2021.

Metas globais do Inep para 2021

Entre as metas do Inep estavam a realização de exames como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) e Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Confira na imagem abaixo um resumo das metas globais do Inep para 2021:

Inep confirma a realização do Enem 2021

Após a repercussão, o Inep esclareceu que está trabalhando para que o Enem 2021 seja realizado normalmente. No momento, o edital que determina as regras dos pedidos de isenção para a inscrição já foi publicado no site do Inep.

Portanto, é provável que a não inclusão da realização do Enem 2021 dentro das metas globais pode ter sido um equívoco. Oficialmente, o Inep não comentou sobre o possível equívoco.

A título de comparação, os planos de aplicação do Enem 2020 constavam nas metas globais referentes àquele ano. No caso, a publicação também foi publicada no Diário Oficial da União.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »