Aprovada a suspensão nos prazos de validade dos concursos PR; entenda

A proposta de suspensão, que foi aprovada em primeiro turno, deve valer somente para os concursos PR que já foram homologados. Saiba mais!

Aprovada a suspensão nos prazos de validade dos concursos PR: visão externa da Assembleia Legislativa do Paraná

O PL 402/2020 terá vigência durante o estado de calamidade pública. - Foto: Deyvid Setti e Eloy Olindo Setti

Na última quarta-feira (19/08), a Assembleia Legislativa do Paraná analisou o projeto de lei sobre a suspensão nos prazos de validade daqueles concursos que já foram homologados. O texto do PL 402/2020, que foi aprovado em primeiro turno, terá vigência durante o estado de calamidade pública (até o dia 31 de dezembro de 2020).

De acordo com os autores da proposta, o objetivo é de amenizar as possíveis dificuldades que os aprovados possam enfrentar em razão do novo coronavírus. “Vislumbramos uma possibilidade de minimizar os prejuízos aos candidatos que conquistaram a aprovação em um concurso público neste momento de incertezas quanto ao futuro”, explicou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

Acompanhe a matéria completa e fique por dentro de mais detalhes sobre o assunto. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site, como simulados e artigos. Temos certeza de que existe um material feito especialmente para você!

Suspensão nos prazos de validade dos concursos PR

O decreto quanto ao estado de calamidade pública está previsto para terminar no dia 31 de dezembro de 2020, inclusive no estado do Paraná. Portanto, ao longo desse período, haverá uma interrupção dos prazos de validade. O PL contempla todos os concursos estaduais que já foram homologados, tanto os da administração pública direta quanto os da indireta.

“Esse prazo de validade voltará a ser contado apenas a partir do término do período de calamidade pública, prevista para o dia 31 de dezembro deste ano”, explicou Romanelli. Para que os candidatos aprovados saibam do novo benefício previsto em lei, os organizadores dos concursos deverão publicar comunicados sobre a suspensão dos prazos de validade.

Concurso PM PR não será afetado com a suspensão nos prazos de validade

Como o concurso PM PR ainda não foi devidamente homologado, a proposta de suspensão nos prazos não afeta o seu andamento. As inscrições para esse certame foram reabertas após um período suspenso. Agora, os candidatos podem se inscrever até provavelmente o dia 02 de setembro de 2020.

De acordo com o edital nº 01/2020, serão preenchidas 2.400 vagas para o cargo de Soldado de 2ª Classe Policial Militar e Soldado de 2ª Classe Bombeiro Militar. Todas as etapas eliminatórias, como as provas objetivas e discursivas, devem ficar sob a responsabilidade do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR).

A bolsa-auxílio será inicialmente de R$ 1.933,63, especificamente durante o curso de formação. Já o subsídio posterior deverá ser disponibilizado no valor de R$ 4.263,67. O regime jurídico de contratação dos policiais é o estatutário, que garante estabilidade.

Bruno Destéfano
Redator
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »