Polícia Militar - RJ convoca quatro mil aprovados do concurso de 2010

No fim deste ano, corporação terá mais de 47 mil integrantes, um crescimento de 24%.

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro começa a convocar, em maio, quatro mil aprovados no concurso de 2010 para fazer o Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, em Sulacap. Além disso, pretende abrir mais vagas na corporação em 2013 para atender as demandas de segurança pública nos próximos anos. Com isso, a instituição se aproximará da meta de 60 mil profissionais até 2014.
 
- Este planejamento foi feito em 2009. Nos preparamos para essas demandas. Há previsão para as UPPs e para atuação em outras áreas. Vamos ter fôlego para o planejamento que foi feito - garantiu o relações-públicas da PM, coronel Frederico Caldas.

Segundo o coronel, no momento, o comando da PM prepara o pedido de autorização para a realização, em janeiro do ano que vem, de um concurso público para selecionar novos soldados. A corporação enviará a solicitação à Secretaria de Planejamento e Gestão para avaliar a possibilidade de incluir o projeto na proposta orçamentária do ano que vem.

O Governo do Estado autorizou no dia 16 de março a convocação dos quatro mil aprovados no concurso de 2010 – 3.500 homens e 500 mulheres. A partir de maio, serão chamados 500 pessoas a cada mês, até dezembro, para fazer o curso em Sulacap.

Impacto na folha será de R$ 26 milhões
 
A medida significa, em poucos meses, um aumento de quase 10% no atual efetivo, que atualmente é de 43.175 policiais. Em 2007, a tropa em atividade era de 37.950 policiais. Considerando um tempo de cinco anos, em dezembro, o aumento de efetivo terá sido de 24%. O impacto previsto na folha em 2012 é de R$ 26 milhões.

- O planejamento que contempla a chegada desse número de policiais evidencia um plano que está em curso e já há uma sintonia muito grande entre a formação de novos policiais e a ocupação de novos espaços - completou o relações- públicas da PM.

Fonte: Portal do Governo do Rio de Janeiro

Compartilhe