Auxílio emergencial 2021: Caixa vai abrir aos sábados para pagamentos

Com o pagamento do novo auxílio emergencial preste a ser lançado, a Caixa informou que algumas agências irão funcionar em sábados pré-definidos.

auxílio emergencial 2021: a imagem mostra fachada de agência da Caixa com carro estacionado na porta

Operações via internet serão mantidas. - Foto: Concursos no Brasil

A Caixa Econômica Federal anunciou que abrirá agências aos sábados para pagamentos da nova rodada do auxílio emergencial. De acordo com apurações do O Globo, a expectativa é de colocar 700 unidades em funcionamento aos finais de semana. O objetivo do banco é colocar esse planejamento em prática assim que o benefício for regulamentado.

As agências deverão funcionar das 8h às 12h em sábados previamente definidos. O mesmo sistema foi utilizado em 2020, quando a Caixa abriu unidades em 22 finais de semanas. Outra novidade é que o crédito será feito na conta poupança dos beneficiários todos os dias da semana, inclusive aos domingos.

Atualização dos cadastros no Caixa Tem

O banco também avisou que os beneficiários do auxílio emergencial 2021 deverão atualizar seus cadastros no aplicativo Caixa Tem. De acordo com a instituição financeira, o objetivo é dar mais segurança aos usuários e evitar possíveis fraudes similares às que aconteceram em 2020. Para evitar congestionamento na plataforma, a Caixa montou um calendário para as atualizações baseado no mês de aniversário dos clientes.

A liberação para o procedimento começa neste domingo (14/03) e se encerra no dia 31 de março. "O processo é feito totalmente pelo celular, não sendo necessário ir até uma agência do banco. Basta acessar o aplicativo e seguir as orientações", explicou a assessoria da Caixa em resposta para o Concursos no Brasil.

A Caixa explica que quem não atualizar o cadastro não será impedido de receber as parcelas do auxílio emergencial. No entanto, fazer o processo pode evitar que golpistas tenham acesso às contas. Por meio do Caixa Tem, os beneficiários poderão usar os valores recebidos para:

  • Realizar transferências sem custo adicional;
  • Pagar contas e boletos;
  • Fazer compras online com o cartão de débito virtual.

Quando o auxílio emergencial começará a ser pago

A previsão de início do pagamento do auxílio emergencial era, inicialmente, dia 18 de março de 2021, conforme comentou Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados. No entanto, um atraso na votação da PEC Emergencial acabou modificando o cronograma esperado. Isso porque, após a promulgação da proposta, ainda será necessário editar uma medida provisória para lançar o benefício.

Mesmo que o texto seja promulgado e a MP seja publicada até o início da semana que vem, o governo federal não teria condições de começar a operacionalizar os pagamentos a tempo. Sendo assim, a expectativa é de que a primeira parcela do auxílio emergencial seja liberada no mês de abril. Os pagamentos serão realizados por quatro meses em valor médio de R$ 250, já confirmado.

Isadora Tristão
Redatora
Nascida na cidade de Goiânia e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, hoje, é redatora no site "Concursos no Brasil". Anteriormente, fez parte da criação de uma revista voltada para o público feminino, a Revista Trendy, onde trabalhou como repórter e gestora de mídias digitais por dois anos. Também já escreveu para os sites “Conhecimento Científico” e “KoreaIN”. Em 2018 publicou seu livro-reportagem intitulado “Césio 137: os tons de um acidente”, sobre o acidente radiológico que aconteceu na capital goiana no final da década de 1980.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »