Auxílio emergencial "em processamento": o que significa?

Ao consultarem o resultado, alguns beneficiários recebem a mensagem de que o auxílio emergencial 2021 está “em processamento”. O que isso quer dizer?

O auxílio emergencial foi aprovado para o primeiro semestre de 2021, com parcelas que variam entre R$ 150 e R$ 375. Mesmo que a consulta do resultado já esteja disponível, alguns cidadãos ainda não sabem se têm direito à nova rodada de pagamentos. Isso porque, ao verificarem se foram aprovados, aparece a mensagem que o auxílio emergencial está “em processamento”. Mas você sabe o que esse status significa?

Vale lembrar que, diferente de como foi no ano passado, o governo não liberou novas inscrições para o recebimento das parcelas. A Dataprev apenas avaliou os cadastros antigos, no sentido de verificar se os beneficiários do ano passado continuam tendo direito ao programa. Ao, todo, cerca de 45,6 milhões de unidades familiares vão ser atendidas com os novos repasses do auxílio emergencial em 2021.

Status de auxílio emergencial “em processamento”: o que isso significa?

O Ministério da Cidadania informou que o auxílio “em processamento” indica que a análise ainda não foi devidamente finalizada. “Se o resultado for ‘em processamento’, significa que seus dados ainda estão em análise e estarão disponíveis assim que o processo for concluído”, explicou a pasta por meio de sua ferramenta virtual e automatizada de consulta, o “Chatbot Facebook”.

Dessa maneira, mesmo se aparecer essa mensagem, os trabalhadores ainda poderão receber as parcelas do auxílio emergencial em 2021, desde que o processamento do benefício seja aprovado. As informações serão gradualmente atualizadas depois que a Dataprev reprocessar os lotes remanescentes, bem como analisar a situação dos beneficiários do Bolsa Família.

Se a aprovação for liberada em momento posterior à data planejada para a primeira parcela, o valor será pago após a finalização do processamento. Mais detalhes sobre o assunto podem ser divulgados ao longo dos próximos dias e, por isso, vale a pena ficar de olho no resultado atualizado da consulta pela página da Dataprev. Até então, o Ministério da Cidadania não explicou o motivo do atraso na confirmação do auxílio emergencial 2021.

Como consultar o resultado do auxílio emergencial 2021?

Assim como aconteceu no ano passado, a Dataprev continua responsável pelo processamento do auxílio emergencial em 2021. A estatal está analisando as inscrições antigas do benefício, levando em consideração as novas regras previstas na medida provisória nº 1.039. Para garantir os pagamentos de 2021, os cidadãos devem ter recebido a parcela de dezembro de 2020.

O principal critério foi preservado: é necessário ter renda per capita de até meio salário mínimo e total de até três salários mínimos. Na nova rodada de pagamentos, é ideia é de focar nos integrantes do CadÚnico, beneficiários do Bolsa Família e naqueles que se cadastraram no ano passado (por site ou aplicativo). Confira como consultar o resultado atualizado do auxílio emergencial 2021 pela Dataprev:

  • Acesse a página da Dataprev para fazer a consulta;
  • Insira os dados solicitados, como CPF, nome completo do beneficiário, data de nascimento e nome da mãe;
  • Feito isso, espere a página carregar. Nela, será possível conferir o saldo do auxílio emergencial 2021. O mesmo procedimento também pode ser feito pela nova ferramenta do Ministério da Cidadania, o “Chatbot Facebook”.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »