Auxílio emergencial: próximos pagamentos podem ser antecipados; VEJA

A Caixa poderá antecipar os próximos pagamentos do auxílio emergencial (2ª, 3ª e 4ª parcelas). Até então, ainda continua valendo o calendário já anunciado.

Auxílio emergencial 2021 antecipado: mão segurando celular. Na tela do aparelho, é possível ver a página do auxílio emergencial

Mesmo com a possibilidade de antecipação, o calendário das próximas parcelas ainda não foi alterado. - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O presidente da Caixa informou que os próximos pagamentos do auxílio emergencial podem ser antecipados (segunda, terceira e quarta parcelas). De acordo com Pedro Guimarães, o banco deverá avaliar a dinâmica referente à primeira cota para garantir a possibilidade de antecipação. O calendário dos próximos pagamentos, até o momento, continua valendo da maneira em que foi anteriormente definido.

“A partir da avaliação do pagamento deste primeiro ciclo, poderemos também antecipar os pagamentos dos ciclos 2, 3 e 4. Será como foi feito agora, onde primeiro publicamos o calendário, vimos como foi a dinâmica do pagamento, percebemos que estávamos indo bem e, aí, antecipamos”, explicou o presidente da Caixa em ocasiões passadas.

Vale lembrar que os saques da primeira parcela foram antecipados pelo banco, especificamente para os beneficiários do auxílio emergencial que não fazem parte do Bolsa Família. Com a mudança, será possível retirar o valor entre os dias 30 de abril e 17 de maio de 2021. As datas foram organizadas com base no mês de aniversário dos beneficiários. Já o calendário das demais parcelas ainda não foi alterado.

E em relação aos contemplados pelo auxílio emergencial que fazem parte do programa Bolsa Família? Nada mudou. O calendário para esse público continuará seguindo as datas habituais. Ou seja, sempre nos últimos 10 dias úteis de cada mês, conforme o último dígito do Número de Identificação Social (tanto para depósitos em conta quanto para saques imediatos).

Saiba como transferir o auxílio emergencial via Pix

As transferências do auxílio emergencial — via Pix — serão liberadas no mesmo período previsto para saques imediatos da primeira parcela. Ou seja, entre os dias 30 de abril e 17 de maio de 2021. As datas foram escalonadas com base no mês de aniversário dos beneficiários. Para os demais repasses (2ª, 3ª e 4ª parcelas), o Pix poderá ser usado assim que o dinheiro for depositado nas poupanças sociais digitais.

Confira como movimentar o auxílio emergencial via Pix:

  • Entre no aplicativo do Caixa Tem, que está disponível para celulares com sistemas Android e iOS;
  • Ao acessar a tela de menu do app, toque na opção “Pix”;
  • Em seguida, toque em "pagar";
  • Selecione se deseja pagar com a chave Pix ou por meio de QR Code;
  • Caso escolha a chave Pix, informe qual você pretende usar (e-mail, telefone, chave aleatória ou CPF/CNPJ). Se optar por “QR Code”, aponte a câmera do celular para o quadrado do código;
  • Digite o valor do auxílio emergencial que você irá transferir;
  • Uma tela com os dados do pagamento irá aparecer no app. Se tudo estiver dentro dos conformes, toque em "Sim, digitar senha".

Detalhe importante: o governo informou que os beneficiários não poderão fazer Pix do auxílio emergencial para contas que tiverem a mesma titularidade. Essa medida foi adotada para evitar descontos ou compensações das dívidas, que podem reduzir o valor do benefício.

Bruno Destéfano
Redator
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Comentários

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »