Banco do Brasil perdeu mais de 15 mil servidores nos últimos anos

Com seleção prevista para Banco do Brasil (concurso BB), instituição perdeu mais de 15 mil servidores nos últimos cinco anos.

Banco do Brasil

Banco do Brasil perdeu mais de 15 mil postos de trabalho - Foto: Agência Senado

O Banco do Brasil perdeu mais de 15 mil servidores nos últimos anos e, recentemente, teve o seu quantitativo de pessoal próprio aprovado e fixado pelo Ministério da Economia. Com um novo certame para o Banco do Brasil (concurso BB) em estudo, ficou estabelecido o limite de 100.343 vagas.

Apesar do número expressivo, o quantitativo representa uma redução no quadro de servidores do Banco do Brasil. Apenas nos últimos cinco anos, mais de 15 mil vagas foram cortadas nas instituições.

Vale lembrar que estão em fase final os estudos para a realização do próximo concurso da instituição. As informações foram reveladas pela assessoria de imprensa da instituição.

BB perdeu mais de 15 mil postos de trabalho

Em dezembro de 2015 o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST) fixou o limite máximo para o quadro de pessoal do banco em 115.495 cargos.

Ao longo dos anos o número foi sendo reduzido drasticamente, confira a linha do tempo sobre o quantitativo dos cargos:

  • Entre 2017 e 2018, o quadro do banco foi de 106.659 para 106.186;
  • Em 2019 o quadro passou para um limite de 105.774 empregados públicos;
  • Março de 2020, uma portaria trouxe um novo quantitativo, passando para 102.681 vagas;
  • Novembro de 2020, a portaria anterior foi revogada e o quantitativo fixado em 100.343 vagas.

Não custa lembrar que em 2019, o Banco do Brasil incentivou o desligamento de funcionários, com o objetivo de "regularizar vagas e excessos em dependências e praças".

Para se adequar a cada ano a um novo limite de pessoal, o BB vem realizando Programas de Demissão Voluntária (PDV) e reorganizando as suas unidades, incluindo movimentações de pessoal.

Concurso BB: edital está previsto para área de TI

Estão previstas 120 vagas para o novo concurso Banco do Brasil, que será voltado para a área de Tecnologia da Informação, visando modernizar as operações digitais da instituição. O edital para a carreira tecnológica será um feito inédito pela instituição, que irá oferecer ao banco todo o suporte necessário para a sua inclusão no disputado mercado das instituições financeiras digitais (fintechs e big techs).

Mesmo antes da pandemia (que aumentou significativamente a necessidade de serviço no modo home office ou teletrabalho), o Banco do Brasil já tinha pretensão de estruturar uma carreira específica em TI.

Os futuros concursados terão salário inicial de R$ 3,8 mil mensais, valor que pode até dobrar como forma de incentivo. Após a contratação, esses novos servidores passarão por uma imersão tecnológica nas dependências do Banco do Brasil.

As áreas ofertadas no certame podem incluir inteligência artificial, desenvolvimento de software e aplicativos, analytics e várias outras.

Márcia Andréia
Redatora
Jornalista no Portal Concursos no Brasil, estudou Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduanda em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Dom Alberto.
Atuou na produção da Record Bahia, na assessoria de comunicação da Prefeitura de Correntina - BA, na redação do Jornal do Sudoeste, dentre outras atividades na área de propaganda.

Compartilhe

Comentários