Bancos suspendem atendimento presencial durante feriado antecipado

Agências bancárias em diversas cidades irão fechar suas portas e suspender atendimento presencial a partir de 26/03, mas o vencimento das contas é mantido.

bancos suspendem atendimento presencial: a imagem mostra fachada de agência da caixa

Atendimento eletrônico continuará normal. - Foto: Wikimedia Commons

Bancos de São Paulo, Rio de Janeiro e outros municípios adiantaram o feriado do dia 2 de abril, fechando suas portas a partir desta sexta-feira (26/03). A antecipação da data é uma medida de combate à pandemia, dessa forma, as instituições financeiras não farão atendimento presencial até o fim do feriado. Contudo, as datas de vencimento de contas e boletos serão mantidas.

A Federação Brasileira de Banco (Febraban) informou que todas as cidades em que o feriado for adiantado seguirão esta lógica: bancos fechados, mas sem alteração nos prazos de vencimento. Sendo assim, os correntistas que precisarem de atendimento a partir do dia 26 de março poderão recorrer às plataformas digitais. Ou seja, o funcionamento de aplicativos e internet banking serão normais.

Além disso, os caixas eletrônicos continuarão disponíveis para o uso dos clientes. “Os recebimentos e pagamentos, seguindo à regulamentação do Banco Central, continuam com suas datas originais e disponíveis através dos canais digitais, que devem ser amplamente utilizados neste momento, e caixas eletrônicos”, pontuou a Febraban em nota.

Logo, os brasileiros precisam ficar atentos às datas de vencimento de seus boletos para não perderem o prazo de pagamento. Não quitar as contas dentro do período estipulado pode gerar cobrança de taxas e juros.

Fechamento de agências na cidade de São Paulo

De acordo com a Febraban, a pausa no atendimento presencial dependerá do que for decretado em cada cidade. Dessa forma, o serviço pode ser mantido ou suspenso conforme a decisão de cada Prefeitura. No caso da capital paulista, o feriado foi antecipado como forma de fazer diminuir a quantidade de pessoas fora de casa. 

O decreto municipal tem o objetivo de frear as contaminações de coronavírus no período de 26 de março até 04 de abril de 2021. Apesar da regra de suspensão das atividades dos bancos, a B3, Bolsa de São Paulo, vai continuar com seus serviços de negociação nos dias úteis.

"A B3 reforça que nos dias 26/03/2021, 29/03/2021, 30/03/2021, 31/03/2021 e 01/04/2021 haverá atividades de registro, negociação, depósito centralizado, compensação, liquidação e de infraestrutura para financiamento", informou.

Vale ressaltar que, na cidade de São Paulo, as unidades bancárias não são as únicas a serem fechadas. O decreto da Prefeitura também suspende o atendimento presencial do INSS durante o mesmo período. Em nota, o Instituto destacou que irá entrar em contato com os segurados que possuírem agendamentos nesses dias. 

O INSS afirmou ainda que algumas pessoas estão com os cadastros desatualizados e, por isso, podem não ser contatadas. Nesse caso, os próprios segurados devem ligar para o número 135 e remarcar a data de atendimento. 

Isadora Tristão
Redatora
Nascida na cidade de Goiânia e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, hoje, é redatora no site "Concursos no Brasil". Anteriormente, fez parte da criação de uma revista voltada para o público feminino, a Revista Trendy, onde trabalhou como repórter e gestora de mídias digitais por dois anos. Também já escreveu para os sites “Conhecimento Científico” e “KoreaIN”. Em 2018 publicou seu livro-reportagem intitulado “Césio 137: os tons de um acidente”, sobre o acidente radiológico que aconteceu na capital goiana no final da década de 1980.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »