Bolsa Família: confira calendário para abertura de poupanças digitais

Caixa anunciou cronograma de abertura de poupanças digitais para os beneficiários do Bolsa Família.

Bolsa Família: confira calendário para abertura de poupanças digitais, cartão Bolsa Família

Objetivo das mudanças é facilitar a vida do beneficiário. - Foto: Wikimedia Commons

Beneficiários do Bolsa Família passarão por novidades a partir de dezembro de 2020. Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), o programa de transferência de renda irá pagar o dinheiro por meio de poupanças digitais. Com isso, a Caixa liberou o calendário de abertura das contas.

Sendo assim, os inscritos do Bolsa Família poderão movimentar o dinheiro por meio do aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS), sem nenhum custo. Também foi informado que a abertura das contas digitais será automática, sem necessidade do beneficiário solicitar.

O principal objetivo da novidade é dar uma maior liberdade de uso do dinheiro, dando opções e mais comodidade a quem recebe os pagamentos. Ainda foi ressaltado que o cartão do programa e o Cartão Cidadão continuarão válidos e funcionando da mesma forma.

Bolsa Família: calendário para a abertura de poupanças digitais

A Caixa informou que o calendário previsto segue o número final do NIS (Número de Identificação Social). O cronograma prevê aberturas entre dezembro de 2020 e março de 2021. Veja abaixo a ordem de abertura da poupança digital para inscritos no Bolsa Família:

  • Dezembro de 2020: beneficiários do Bolsa Família com NIS finais 0 e 9;
  • Janeiro de 2021: beneficiários do Bolsa Família com NIS finais 6, 7 e 8;
  • Fevereiro de 2021: beneficiários do Bolsa Família com NIS finais 3, 4 e 5;
  • Março de 2021: beneficiários do Bolsa Família com NIS finais 1 e 2. Grupos populacionais específicos como indígenas, quilombolas, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares, entre outros.

Como movimentar o dinheiro do Bolsa Família?

Com os pagamentos sendo feitos por meio de poupanças digitais, o usuário ampliará as opções de utilização do dinheiro. Confira as alternativas disponíveis:

  • Pagamentos e compras com o Cartão Cidadão ou o próprio cartão do Bolsa Família;
  • Transferência bancária por meio do Caixa Tem;
  • Pagamento de água, luz, telefone e outros boletos (via Caixa Tem ou Lotéricas);
  • Compras em supermercado ou lojas por meio do QR Code;
  • Compras via Caixa Tem por meio de cartão de débito virtual.
Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »