Bruno Covas prometeu concurso para São Paulo com 1.000 vagas

Concurso da Guarda Civil Metropolitana (GCM SP) já havia sido autorizado em 2019.

Bruno Covas prometeu concurso para São Paulo com 1.000 vagas, Bruno Covas

Certame pode ser realizado em breve. - Foto: Governo de São Paulo

O prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, prometeu um concurso para São Paulo com 1.000 vagas na Guarda Civil Metropolitana (GCM SP). No caso, o concurso GCM foi uma promessa de campanha de reeleição e foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como Covas foi reeleito, ele precisa cumprir o combinado.

Sobre o concurso Guarda Civil Metropolitana

A história do concurso GCM SP vem se arrastando por um certo tempo. Em 2017, houve a assinatura de um acordo entre a Prefeitura e a corporação. No caso, a comandante-geral da Guarda Civil Metropolitana, Elza Paulina de Souza, solicitou que fosse realizado um certame para a contratação de 1.000 profissionais entre 2017 e 2020.

No entanto, de lá para cá, os trâmites não se desenvolveram como esperado. Em 2019, a GCM divulgou um documento informando a quantidade de profissionais ativos. De acordo com a corporação, 6.235 servidores faziam parte dos quadros, sendo que, pela lei de São Paulo, o número de funcionários públicos deveria ser de 15.000.

Por causa disso, o concurso GCM foi autorizado no mesmo ano pela Secretaria Municipal de Gestão. É bem provável que os processos foram interrompidos em 2020 por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Concurso Prefeitura de São Paulo previsto

A cidade de São Paulo pode ter outros concursos em breve. Em 2020, a Câmara Municipal aprovou o projeto de Lei nº 749/2019 que faz uma mudança na estrutura do funcionalismo público da capital paulista e que já foi sancionado.

Conforme a nova regra, cargos foram extintos para diminuir os gastos e facilitar o desenvolvimento do serviço público. Ao mesmo tempo novas funções foram criadas. O que mais chamou a atenção foi o fato de que duas novas agências públicas foram autorizadas: a SP Regula e a SP Investimentos e Negócios.

Com isso, poderá haver um concurso Prefeitura de São Paulo, pois segundo a lei sancionada, serão preenchidos os seguintes cargos:

  • 150 Analistas de Regulação de Serviços Públicos - nível superior (SP Regula);
  • 400 Técnicos de Fiscalização de Serviços Públicos - nível médio (SP Regula);
  • 20 Analistas de Investimentos - nível superior (SP Investimentos e Negócios).
Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »