Como utilizar o Cartão virtual Caixa TEM em supermercados

Vários supermercados já aderiram o pagamento por meio do cartão virtual Caixa TEM. Entenda como usá-lo!

Cartão virtual Caixa TEM: mão segurando celular com a tela inicial do aplicativo Caixa TEM

A funcionalidade serve apenas para pagamentos à vista (débito). - Foto: Divulgação/Caixa

O governo brasileiro concedeu o uso do auxílio emergencial por meio do cartão virtual Caixa TEM. Dessa maneira, os beneficiários podem ter acesso ao valor de R$ 600,00 sem causar aglomerações em agências bancárias.

Algumas funcionalidades já estão disponíveis no aplicativo, incluindo o uso de códigos de barra para pagar contas de luz, água e telefone. Além disso, supermercados e lojas online também começaram a liberar pagamentos por meio do cartão virtual Caixa TEM. As redes BIG, Celpe, Carrefour e Pão de Açúcar já estão efetuando vendas por esse tipo de transação.

Quer saber como utilizar o novo recurso virtual para realizar suas compras (via sistemas Android e iOS)? Acompanhe a matéria completa e fique por dentro de todos os detalhes. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site, como artigos e notícias. Temos certeza de que existe um material feito especialmente para você!

Como gerar o seu cartão virtual Caixa TEM

Mesmo sem cartão físico, o aplicativo Caixa TEM habilita os recursos de transferências e pagamentos para os beneficiários. O objetivo é o de servir como uma maneira simplificada para ter acesso à poupança digital. Por isso, o aplicativo funciona como uma conversa de WhatsApp.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, todos os beneficiários do auxílio emergencial podem usar o cartão virtual Caixa Tem.

Confira como você pode gerá-lo para efetuar suas compras:

  • Na tela inicial do aplicativo, toque em "Cartão Virtual";
  • Na tela de mensagens, toque em "Usar agora meu Cartão de Débito Virtual";
  • Digite a sua senha do Caixa Tem, cadastrada para usar o aplicativo;
  • Clique na imagem para visualizar as informações geradas (validade e código de segurança).

Pronto! Você já pode usar o cartão virtual Caixa TEM em supermercados ou quaisquer estabelecimentos que aceitem o auxílio emergencial.

Para isso, os beneficiários precisam informar o método de pagamento ao operador do caixa, que vai inserir a validade e o código de segurança para confirmar a transação.

Lembrando que essa funcionalidade é estritamente relacionada com pagamentos à vista (débito), não como cartão de crédito. 

E as compras virtuais?

Para realizar compras online, os beneficiários precisam verificar se a rede de varejo ou supermercado está aceitando a forma de pagamento. Em caso positivo, será necessário inserir os itens da compra no carrinho virtual.

Finalizou o pedido? No ato do pagamento, os usuários poderão clicar na aba de “Débito Caixa” para preencher os mesmos dados do cartão virtual Caixa Tem (validade e código de segurança).

Pagamento via QR Code

A Caixa também anunciou outra possibilidade de pagamento, com o objetivo de evitar a ida em agências bancárias. Agora, os beneficiários podem realizar compras por meio do QR Code.

Esse recurso já era esperado desde o lançamento do aplicativo e já está disponível para todos os interessados. Para utilizá-lo, basta aproximar a câmera do celular ao quadradinho do código de barras.

O presidente da Caixa, em apresentação sobre o novo método de pagamento, destacou que o uso do QR Code deve incentivar a educação financeira das pessoas. A funcionalidade já marca presença em mais de três milhões de estabelecimentos, incluindo supermercados e farmácias.

Como gerar o cartão virtual pelo Internet Banking?

Você já tinha conta no banco e não abriu poupança digital usando o Caixa TEM? Então, é possível gerar o cartão de débito virtual pelo procedimento padrão de correntistas.

Para fazer os pagamentos diretamente pelo aplicativo da Caixa ou via Internet Banking, os usuários devem criar uma assinatura eletrônica. Para isso, será necessário:

  • Acessar o Internet Banking Caixa ou o App Caixa;
  • Inserir informações de login/senha;
  • Clicar em “Minha Conta”;
  • Arrastar a tela para a esquerda e ir para a opção de “senhas e configurações”;
  • Depois, clicar em “senhas e acessos”;
  • Clicar em “assinatura eletrônica”;
  • Selecionar sua conta e apertar em “cadastrar assinatura”;
  • Ler os termos de transação e marcar a opção de “li e concordo com os termos de contrato”;
  • Clicar em “concordo” para ser redirecionado para a página da assinatura eletrônica;
  • Depois, os beneficiários devem criar uma assinatura eletrônica de, no máximo, seis números.

Pronto! É com a assinatura eletrônica que será possível confirmar pagamentos, realizar transferências e outros procedimentos.

Por medida de segurança, segundo a Caixa Econômica Federal, os beneficiários devem desbloquear o código por meio de um terminal de autoatendimento.

Cartão de débito virtual pelo Internet Banking ou aplicativo Caixa

Com a assinatura eletrônica memorizada, está na hora de gerar o cartão de débito virtual. Confira o passo a passo:

  • Acesse novamente o Internet Banking Caixa ou o App Caixa;
  • Após isso, será necessário clicar no ícone “cartões”;
  • Escolha a opção “Cartão de Débito Virtual – Gerar”;
  • Selecione a bandeira “Elo” e clique em continuar;
  • Digite sua assinatura eletrônica, que você criou anteriormente;
  • Clique em Confirmar.

O número de cartão será automaticamente gerado, com validade e código de segurança. Esses dados lhe darão condições para realizar pagamento com o auxílio emergencial.

Compartilhe

Comentários