Comissão de aprovados do concurso Caixa 2014 contesta convocações

A comissão de aprovados do último concurso Caixa contestou declaração do banco sobre as convocações realizadas em seis anos.

Concurso Caixa novos servidores: logo da Caixa Econômica Federal em fundo azul

Comissão de aprovados contesta número de convocações informado pela Caixa. - Foto: Divulgação / Caixa

A Caixa Econômica Federal havia informado que mais de sete mil candidatos teriam sido convocados após a realização do concurso Caixa 2014. Apesar disso, a comissão dos aprovados no certame contestou a informação.

As 7.377 convocações realizadas pelo banco teriam sido para o cargo de Técnico Bancário. A carreira exige nível médio completo e foi a mais procurada no ano de 2014.

O certame contou com 1.156.737 candidatos inscritos para o cargo de Técnico Bancário. Os estados que receberam mais inscrições para a carreira foram:

  • São Paulo (208.486 candidatos);
  • Minas Gerais (116.206);
  • Bahia (90.322); e
  • Rio de Janeiro (85.207). 

Com um amplo cadastro reserva, muitos aprovados ainda aguardam por novas convocações. No momento, a estatal realiza um Programa de Desligamento Voluntário (PDV), o que pode permitir novas chamadas.

Comissão de aprovados do concurso Caixa contestou número de convocações

Segundo a comissão de aprovados no último certame, a Caixa Econômica teria contratado apenas 5.300 concursados. Além disso, "2 mil foram contratados em clara preterição da ordem classificatória, fato este que rasgou o edital do concurso", afirmou a presidente da comissão de aprovados, Natalia Dias de Oliveira.

Em 2019, a estatal anunciou que iria reforçar o seu quadro até o final daquele ano e foram convocados um total de 2 mil novos empregados, sendo a maior parte deles Pessoas com Deficiência (PcDs). Na ocasião, a Caixa declarou que as convocações de PcDs eram administrativas. 

Caixa convocou mais 296 candidatos em maio

Em maio de 2020, a Caixa convocou mais 296 candidatos aprovados. Segundo a estatal, eles iriam passar por exames médicos e apresentação de documentos, antes do início das atividades.

Pela primeira vez na história, os classificados no Concurso Caixa realizaram um programa de ambientação online. Isso foi em razão do cenário de pandemia do novo coronavírus. Os servidores convocados reforçaram o atendimento nas agências, prioritariamente, nas regiões Norte e Nordeste.

A Caixa está atuando na linha de frente para possibilitar o pagamento do auxílio emergencial para milhares de brasileiros e por isso a demanda de novos servidores foi emergencial.

Saiba como foi o concurso Caixa 2014

A última seleção da estatal foi realizada em 2014. Na época, foram oferecidas vagas para os cargos de níveis médio e superior:

  • Técnico Bancário;
  • Médico do Trabalho; 
  • Engenheiro.

Todas as oportunidades foram para formação de cadastro reserva. O concurso foi um dos maiores do país e contou com mais de 30 mil aprovados, sendo organizado pelo Cebraspe. A validade inicial do concurso era de um ano, podendo ser prorrogada por mais um.

Márcia Andréia
Redatora
Jornalista no Portal Concursos no Brasil, estudou Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduanda em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Dom Alberto.
Atuou na produção da Record Bahia, na assessoria de comunicação da Prefeitura de Correntina - BA, na redação do Jornal do Sudoeste, dentre outras atividades na área de propaganda.

Compartilhe

Comentários