Como solicitar isenção de taxa do concurso IBGE 2021?

Existem alguns casos em que candidatos podem solicitar isenção de taxa do concurso IBGE 2021. Veja como e o que é necessário para fazer o pedido.

isenção de taxa concurso ibge: a imagem mostra agente do ibge utilizando aparelho de entrevistas

A isenção deve ser pedida durante o período de inscrição. - Foto: Agência Brasil

O concurso IBGE foi lançado em dois editais que contemplam cargos de níveis fundamental e médio. Ao todo, estão sendo ofertadas 204.307 vagas e o certame está sendo organizado pelo Cebraspe. Para participar, é necessário preencher o formulário online e pagar o valor da inscrição. Contudo, em alguns casos, é possível solicitar a isenção de taxa.

As inscrições para Agente Censitário começam nesta sexta-feira (19/02), enquanto para Recenseador terão início dia 23 de fevereiro de 2021. Os valores cobrados são de R$ 39,49 e R$ 27,55 para os respectivos cargos. De acordo com os editais, os candidatos podem ficar isentos quando comprovarem:

  • Estar inscritos no CadÚnico;
  • Ser doadores de medula óssea.

A solicitação de isenção de taxa do concurso IBGE pode ser feita a partir das 10h do primeiro dia de inscrição até às 23h59 do último dia. Os candidatos devem acessar o site da banca, clicar no link específico para isenção de taxa, entrar com CPF e senha e fazer o upload dos documentos necessários em formato “.png”, “.jpeg” ou “.jpg”, com tamanho máximo de 1MB.

Veja o que é preciso em cada um dos casos:

Isenção de taxa do concurso IBGE para inscritos no CadÚnico

É necessário fazer o preenchimento de:

  • Requerimento disponível no aplicativo de inscrição com a indicação do Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico;
  • Declaração de que é membro de família de baixa renda (declaração de hipossuficiência), nos termos do Decreto nº 6.135/2007.

Isenção de taxa do concurso IBGE para doadores de medula óssea

Neste caso, o concurso IBGE exige que o candidato apresente atestado ou laudo emitido por médico de entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde que seja inscrito no Conselho Regional de Medicina. O documento precisa comprovar que aquela pessoa efetuou a doação de medula óssea, bem como a data da doação e o número cadastrado no REDOME.

O que fazer se a isenção de taxa não for aceita?

No cronograma do concurso IBGE há um período para a publicação do deferimento da isenção de taxa. Caso na lista o seu pedido tenha sido negado, a banca ainda oferece um prazo para recurso. Ou seja, é possível solicitar reanalise e enviar documentos justificando sua situação.

Concorrentes a Agente Censitário terão os dias 02 e 03 de abril de 2021 para recorrer à decisão. Já as datas para Recenseador são os dias 10 e 11 de abril de 2021. É importante saber que a isenção pode ser indeferida caso o candidato:

  • Omita informações e(ou) torná-las inverídicas;
  • Fraude e(ou) falsifique documentação;
  • Não observe a forma, o prazo e os horários estabelecidos em editais.

Aqueles que fizerem seus pedidos de isenção de taxa do concurso IBGE fora do período estipulado, não terá a solicitação aceita.

Isadora Tristão
Redatora
Nascida na cidade de Goiânia e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, hoje, é redatora no site "Concursos no Brasil". Anteriormente, fez parte da criação de uma revista voltada para o público feminino, a Revista Trendy, onde trabalhou como repórter e gestora de mídias digitais por dois anos. Também já escreveu para os sites “Conhecimento Científico” e “KoreaIN”. Em 2018 publicou seu livro-reportagem intitulado “Césio 137: os tons de um acidente”, sobre o acidente radiológico que aconteceu na capital goiana no final da década de 1980.

Compartilhe

Comentários

Especial IBGE

Veja mais »