Concurso Banco do Brasil: PDV pode abrir espaço para certame

Concurso Banco do Brasil ganha espaço dentro do Conselho da instituição.

Concurso Banco do Brasil: PDV pode abrir espaço para certame; unidade do Banco do Brasil

PDV já desligou 5 mil pessoas em 2021. - Foto: Agência Senado

De acordo com o Conselho do Banco do Brasil, o espaço aberto pelo PDV pode fazer com que a instituição abra espaço para um novo edital do concurso Banco do Brasil. A reunião ocorreu em janeiro de 2021 e tratou sobre os próximos passos do banco.

"Tal programa [PDV] propõe, de forma inteiramente voluntária, que funcionários com tempo de trabalho suficiente para se aposentarem o façam, objetivando abrir espaço que permita à instituição realizar concursos voltados para recrutamento de funcionários mais jovens, menos custosos e, principalmente, mais bem preparados para o mundo digital", informa o Conselho na ata de reunião.

O que foi o PDV do Banco do Brasil?

O Plano de Demissão Voluntária (PDV) do Banco do Brasil foi dividido em dois. O primeiro plano foi o Programa de Adequação de Quadros (PAQ), com o objetivo de melhorar a distribuição de vagas, evitando excessos e fazendo cortes.

O segundo foi o Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), válido para todos os funcionários, oferecendo uma saída do banco com alguns benefícios.

De acordo com o BB, mais de 5 mil pessoas já deixaram o banco após o PDV. Sendo assim, a instituição conseguiu bater sua meta. O BB também anunciou que irá fechar diversas agências no país para economizar.

Concurso Banco do Brasil para TI em 2021

Um concurso Banco do Brasil para TI está previsto para 2021. O certame seria realizado no ano passado, mas foi adiado por causa pandemia provocada pelo novo coronavírus.

De acordo com o BB, a ideia é ofertar 120 vagas para profissionais de TI com remunerações de cerca de R$ 3,8 mil, com direito a diversos benefícios. A instituição afirmou que o avanço das novas tecnologias e a migração do consumidor para o meio digital força o Banco do Brasil a ter que aumentar seus quadros de TI.

A intenção é que haja um certame do tipo por ano, sendo que este tipo de concurso deve ser menos burocrático para poder concorrer com a iniciativa privada. Em contato com o Concursos no Brasil, a assessoria do BB informou que os trâmites voltaram a avançar.

Com a informação do Conselho, as chances de um novo concurso Banco do Brasil para cargos de níveis médio e superior também aumentam. Para 2021 deve ser improvável a realização do certame. Mas, em 2022, o banco pode acabar precisando de mais pessoas, pois uma das intenções é renovar seus quadros.

Tópico: Banco do Brasil

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »