Concurso da Brigada Militar - RS foi autorizado

Concurso oferecerá duas mil vagas para a corporação e as convocações serão realizadas em duas etapas. Polícia Civil e Susepe também farão concursos em 2013.

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, assinou na manhã desta terça-feira (02/04), no Palácio Piratini, a autorização de abertura de concurso público para a Brigada Militar (BM). Em 2012, o Governo do Estado já havia realizado concurso para ingresso de outros 2.580 soldados, os quais estão concluindo o treinamento e deverão estar nas ruas até o final deste mês. 

De acordo com o secretário de segurança pública do Estado, Airton Michels, os aprovados serão convocados em duas etapas, a fim de que os novos brigadianos "se formem com maior qualidade": em 2013 serão chamados mil soldados, e os outros mil serão incorporados em 2014. O edital deverá ser elaborado ainda no mês de abril.

700 vagas para a Polícia Civil e 1.400 para a Susep

Na oportunidade, o secretário de segurança pública também informou que já estão autorizados concursos para a Polícia Civil, com oferta de 700 vagas, e para a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), que oferecerá 1.400 vagas para agentes. "O ingresso desses novos agentes da Susepe é muito importante porque irá liberar cerca de 800 homens da BM que atualmente atuam nos presídios da Região Metropolitana". 

No total, serão 4,5 mil policiais incorporados à Brigada Militar até o final de 2014, e 1,5 mil na Polícia Civil. Já a Susepe terá 2,2 mil novos agentes, o que representa mais de 70% efetivo atual. 

Informações do Governo do Rio Grande do Sul

Compartilhe

Comentários