Concurso Caixa: banco vai convocar 2,7 mil que foram aprovados em 2014

O banco reafirmou o compromisso de contratar 7.704 profissionais. Do total, cerca de 2,7 mil vagas vão ser destinadas para os aprovados no concurso Caixa 2014.

Novas convocações no concurso Caixa: logo da Caixa Econômica Federal

Até então, 9.174 candidatos já foram devidamente convocados. Saiba os detalhes. - Foto: Reprodução/Caixa Econômica Federal

Em audiência realizada na última segunda-feira (12/04), foi debatida a situação dos aprovados no último certame da Caixa. A superintendente nacional do banco, Louise Magalhães, reafirmou o compromisso de contratar 7.704 colaboradores para fortalecer o atendimento nas agências. Desse total, cerca de 2,7 mil vagas vão ser destinadas para os candidatos que se classificaram no concurso Caixa de 2014.

“Recebemos autorização da Sest [Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais] para realizarmos a contratação de 7.704 colaboradores, sendo 2.766 novos empregados, 1.162 estagiários, 2.320 vigilantes e 1.456 recepcionistas. O processo já foi iniciado e deverá respeitar a ordem de classificação dos aprovados”, explicou ao longo da audiência, que foi promovida pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.

Vale lembrar que o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO) já havia divulgado parecer favorável para a contratação de mais candidatos aprovados no concurso Caixa de 2014. Para que isso aconteça, a validade do último certame deverá ser estendida até o trânsito julgado da nova ação. Louise Magalhães, durante a mesma audiência, também informou que, até o momento, 9.174 candidatos já foram devidamente convocados.

Esse quantitativo representa 30% do total de 32.880 classificados. No entanto, os números foram contestados pela Comissão Independente dos Aprovados. Até porque, em relatório divulgado pelo banco, constam apenas 5.880 convocações. Louise Magalhães, por outro lado, explicou que o novo levantamento ainda não foi atualizado no portal da Caixa. "Nos últimos dias, convocamos mais de 2 mil pessoas. Em breve, este número também estará disponibilizado em nosso site".

Sobre o último concurso Caixa

O último concurso Caixa foi realizado em 2014, sendo organizado pelo Cebraspe. Na época, mais de 30 mil profissionais foram classificados em cadastro reserva nos cargos de Técnico Bancário Novo, Engenheiro (áreas Agronômica, Elétrica, Mecânica e Civil) e Médico do Trabalho. Os salários variaram entre R$ 2.025,00 e R$ 8.041,00, dependendo das oportunidades pleiteadas pelos candidatos.

Além de uma etapa discursiva, os inscritos no concurso Caixa tiveram que responder questões de múltipla escolha. Veja o que caiu nas provas objetivas para o cargo de Técnico Bancário Novo (nível médio):

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Atualidades;
  • Ética;
  • Legislação Específica;
  • Conhecimentos Específicos.

Para os candidatos às vagas de nível superior, as questões de múltipla escolha foram compostas pelas seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Matemática;
  • Noções de Direito;
  • Ética e Responsabilidade Social Empresarial.
Bruno Destéfano
Redator
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »