Concurso Caixa: PDV poderá ocasionar na nomeação de novos servidores

Diversas vagas vão ficar ociosas com o Programa de Desligamento Voluntário. Isso poderá abrir brecha para a nomeação de novos servidores do concurso Caixa 2014.

Na última segunda-feira, dia 09 de novembro, a Caixa Econômica Federal criou um novo Programa de Desligamento Voluntário (PDV). O objetivo é de desligar ao menos 7,2 mil funcionários entre os dias 23 de novembro e 31 de dezembro de 2020. Com isso, diversas vagas tendem a ficar ociosas, o que poderá abrir margem para a nomeação de candidatos aprovados no último concurso Caixa.

A instituição bancária chegou a ter 101 mil funcionários no seu quadro de 2014 e, atualmente, ela conta com aproximadamente 84 mil empregados. De acordo com a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), existem vários aprovados no certame de 2014 que ainda aguardam convocação.

"Especialmente nesta pandemia, estamos vendo a importância do banco público para o país", destacou o presidente da Fenae, Sérgio Takemoto. O prazo para adesão do PDV termina em 20 de novembro de 2020. Como incentivo, a Caixa pagará 9,5 salários-base aos profissionais desligados, no limite de R$ 470 mil.

E quem poderá aderir ao Programa de Desligamento Voluntário? Trabalhadores com 15 anos ou mais de serviço na Caixa, funcionários aposentados pelo INSS com data anterior a 13 de novembro de 2019 ou que venham a adquirir as condições para aposentadoria até 31 de dezembro de 2020.

Além do mais, a adesão também será permitida para os funcionários que recebem adicional de incorporação de função de confiança, cargo em comissão e função gratificada.

Concurso Caixa: nomeação de novos servidores poderá ser uma realidade?

Em maio de 2020, a Caixa nomeou 296 aprovados no concurso de 2014. Além das vagas ociosas, a necessidade de novas convocações cresceu durante a pandemia da COVID-19, tendo em vista que a instituição é a responsável pelo pagamento do auxílio emergencial.

A Caixa Econômica Federal não conta com a previsão de realização de um novo concurso para 2021. Dessa maneira, os profissionais classificados em 2014 poderão suprir as vacâncias oriundas do PDV.

Vale lembrar que, na época, o certame anterior da Caixa foi organizado pelo Cebraspe. Foram fornecidos cadastros reserva para os cargos de Técnico Bancário Novo, Engenheiro (áreas Agronômica, Elétrica, Mecânica e Civil) e Médico do Trabalho.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »