Concurso DEPEN 2015 tem prazo de validade suspenso

De acordo com a diretora-geral do órgão, o concurso DEPEN 2015 deve ter o seu prazo de validade suspenso até o fim do estado de calamidade pública. Saiba mais!

Concurso DEPEN 2015 tem prazo de validade suspenso: agente penitenciário trancando cela em complexo de Brasília

Em 2015, o DEPEN liberou 258 vagas para lotação nas cinco penitenciárias federais. - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A diretora-geral do Departamento Penitenciário Nacional, Tânia Fogaça, informou que o concurso DEPEN 2015 teve o seu prazo de validade suspenso. De acordo com edital de nº 67 divulgado na última quinta-feira (30/07), o período de interrupção começou a ser contado no dia 28 de maio de 2020 e deve perdurar até o fim do estado de calamidade pública. O parecer foi baseado no decreto legislativo nº 6/2020, quando ficaram suspensos os concursos públicos já homologados.

Acompanhe a matéria completa e fique por dentro de mais detalhes sobre o assunto. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site, como simulados e artigos. Nós temos materiais feitos para qualquer tipo de concurseiro: do iniciante ao experiente!

Concurso DEPEN 2015 com prazo de validade suspenso: vigência terminaria em julho de 2020

O concurso DEPEN 2015, organizado pelo Cebraspe, liberou 258 vagas para lotação nas cinco penitenciárias federais, que ficam em Brasília - DF, Campo Grande - MS, Catanduvas - PR, Mossoró - RN e Porto Velho - RO. Homologado em 2016, o certame acabou sendo prorrogado por mais dois anos a partir do dia 01 de julho de 2018. Ou seja? Os candidatos classificados somente poderiam ser nomeados até julho de 2020.

Entretanto, com a suspensão confirmada no Diário Oficial da União, o prazo de validade só voltará a ser contado após o estado de calamidade pública. Aproximadamente 52 mil pessoas se inscreveram no concurso DEPEN 2015. Desse total, 480 profissionais foram nomeados em 2017 e 2019. As vagas estão distribuídas da seguinte maneira:

  • Enfermagem: 02 vagas;
  • Farmácia: 01 vaga;
  • Pedagogia: 02 vagas;
  • Psicologia: 01 vaga;
  • Serviço Social: 01 vaga;
  • Terapia Ocupacional: 01 vaga;
  • Técnico em Enfermagem: 10 vagas;
  • Agente Penitenciário Federal de nível médio: 240 vagas.

As provas objetivas contaram com 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos, 30 de Conhecimentos Complementares e 40 de Conhecimentos Específicos. Além disso, houve a aplicação de questões discursivas, teste de aptidão física (TAF), avaliação médica/psicológica e investigação social.

Concurso DEPEN 2020 pode ser influenciado com a suspensão do certame anterior?

Ainda não é possível dizer se a suspensão do certame de 2015 vai influenciar no andamento do concurso DEPEN 2020. No entanto, circulam rumores de que a equipe técnica do órgão e o Cebraspe possam estar deliberando sobre o adiamento das provas. O motivo principal seria o estado de calamidade pública e os riscos de contágio pelo novo coronavírus.

De qualquer maneira, os interessados no concurso de 2020 puderam se inscrever até o dia 06 de junho do mesmo ano. O DEPEN liberou a abertura de 309 vagas imediatas, com remunerações de até R$ 6.030,23. Por conseguinte, o certame será composto de:

  • Provas objetivas (120 questões) e discursivas (texto de até 30 linhas);
  • Exame de aptidão física: barra fixa, flexão abdominal, impulsão horizontal e corrida de 12 minutos;
  • Avaliação de saúde: verificação de eventuais doenças ou sintomas, laudo médico, exames laboratoriais e complementares;
  • Avaliação psicológica: atenção, memória, raciocínio e características de personalidade;
  • Investigação social: conferir idoneidade moral, conduta ilibada e procedimento irrepreensível.

Após a conclusão de todas as etapas descritas, os candidatos aprovados deverão realizar a matrícula em curso de formação profissional. Serão feitas atividades avaliativas com nota mínima de 7,0 pontos para aprovação.

Compartilhe

Comentários