Concurso DEPEN: Ministro afirma que 20 mil vagas serão criadas

A medida é voltada para a melhoria do sistema penitenciário e pode gerar novo concurso DEPEN. A previsão é que este número suba para 100 mil vagas até 2023.

concurso depen: a imagem mostra duas viaturas do sistema penitenciário federal estacionadas

O concurso DEPEN 2020 foi suspenso por causa da pandemia. - Foto: Wikimedia Commons

Na última quinta-feira (12), o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, falou sobre o compromisso do Governo Federal em melhorar a qualidade do sistema penitenciário brasileiro. Ele destacou ainda que o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) está trabalhando com os estados e o Distrito Federal para criar 20 mil novas vagas. Sendo assim, é possível que haja um novo concurso DEPEN em breve.

Segundo Mendonça, a meta é abrir 100 mil vagas até 2023. Outra proposta do ministro é implantar forças tarefas conjuntas entre instituições federais e estaduais, com o objetivo de combater o crime organizado.

“O sistema prisional é um dos grandes desafios da Segurança Pública. O que posso garantir a todas as autoridades envolvidas na fase de execução da pena é que, hoje, muitos dos indicadores de criminalidade, em especial criminalidade violenta, se devem ao fato de não termos uma gestão adequada dentro do sistema penitenciário como um todo”, pontuou.

A fala do ministro foi dada durante a abertura do XI Workshop sobre o Sistema Penitenciário Federal, realizado pelo DEPEN em parceria com o Conselho da Justiça Federal (CJF).

Detalhes do concurso DEPEN

Sobre as mudanças, Mendonça ratificou que “é uma prioridade do Ministério não apenas a gestão do Sistema Penitenciário Federal, mas também a melhoria da qualidade da gestão do sistema penitenciário como um todo”. A criação de novas vagas no Departamento Penitenciário Nacional faz parte das mudanças para aprimorar o sistema prisional.

Neste ano de 2020, foi publicado um edital do concurso DEPEN com 309 vagas imediatas, divididas entre:

  • Agente Federal de Execução Penal: 294 vagas para nível médio;
  • Especialista Federal em Assistência à Execução Penal: 15 vagas de nível superior na área da saúde.

As remunerações oferecidas são de R$ 6.030,23 e R$ 5.865,70 para os respectivos cargos. Os inscritos irão passar por provas objetiva e discursiva, teste físico, avaliação de saúde e psicológica e investigação social. Os aprovados serão matriculados no curso de formação profissional.

No entanto, o concurso DEPEN foi suspenso temporariamente por causa da pandemia de coronavírus. De acordo com comunicado oficial, ainda será lançado um novo cronograma.

Isadora Tristão
Redatora
Nascida na cidade de Goiânia e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, hoje, é redatora no site "Concursos no Brasil". Anteriormente, fez parte da criação de uma revista voltada para o público feminino, a Revista Trendy, onde trabalhou como repórter e gestora de mídias digitais por dois anos. Também já escreveu para os sites “Conhecimento Científico” e “KoreaIN”. Em 2018 publicou seu livro-reportagem intitulado “Césio 137: os tons de um acidente”, sobre o acidente radiológico que aconteceu na capital goiana no final da década de 1980.

Compartilhe

Comentários