Concurso DPDF para Defensor teve validade congelada

Pandemia provocada pelo novo coronavírus provocou a suspensão da validade do concurso DPDF para Defensor.

Concurso DPDF para Defensor teve validade congelada, pessoa escrevendo em caderno

Validade foi suspensa até o dia 31 de dezembro de 2021. - Foto: Pixabay

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) anunciou que o concurso DPDF para Defensor Público, realizado em 2019, teve o seu prazo de validade congelado até o dia 31 de dezembro de 2021.

O congelamento foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, na edição do dia 01 de setembro de 2020. O documento teve a assinatura da Defensora Pública-Geral do Distrito Federal, Maria José de Nápolis. A decisão tomada pela DPDF veio ao encontro da Lei Complementar Federal n° 173, de 27 de maio de 2020 que permitiu a suspensão da vigência dos certames.

Vale ressaltar que, ao congelar o prazo de validade, só há mudança no tempo de vigência do certame. No caso, ele valerá por mais tempo, aumentando as chances dos aprovados de serem chamados. Portanto, o DPDF poderá convocar novos aprovados se houver alguma oportunidade que precise ser preenchida. Além disso, se alguém for nomeado, o prazo continuará congelado.

Outro ponto em que muitos concurseiros possuem dúvidas é em relação à renovação do concurso. O certame tem prazo de validade inicial de dois anos com a opção de renovação de mais dois anos e a medida publicada pelo órgão não altera a possibilidade.

Como foi o concurso para Defensor

O concurso DPDF para Defensor Público foi organizado pelo Cebraspe, contou com 12 vagas para Defensor Público de Segunda Categoria, sendo que mais de 10 mil interessados se inscreveram. Um dos motivos da grande quantidade de concurseiros foi a remuneração de R$ 24.668,75, que ainda contava com benefícios.

Era exigido que os participantes tivessem nível superior em Direito, registro Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo menos dois anos de prática forense. A seleção foi feita mediante provas objetivas, discursivas, orais e de títulos.

Concurso DPDF em andamento

No momento, há um novo concurso DPDF em andamento. No caso, o edital n° 01/2020 oferta 60 vagas imediatas e ainda possui formação de cadastro reserva para o cargo de Analista de Apoio à Assistência Judiciária.

O Cespe/Cebraspe foi escolhido para organizar os trâmites do certame. As inscrições serão abertas no dia 15 de setembro de 2020 e as remunerações iniciais serão de R$ 5.241,22.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »