Concurso EsPCEx: provas serão em estádio de futebol

Arena Pernambuco irá receber participantes nos dias de prova do concurso EsPCEx. Medida foi tomada para evitar contágio por COVID-19.

Concurso EsPCEx: provas serão em estádio de futebol, Arena Pernambuco

Arena Pernambuco receberá provas do concurso EsPCEx. - Foto: Wikimedia Commons/ Portal da Copa/ ME

Nesta terça-feira (15/09), o concurso EsPCEx divulgou os locais de provas do certame. Alguns candidatos foram surpreendidos ao descobrirem que deverão comparecer a um estádio de futebol para fazerem a avaliação.

O Concursos no Brasil apurou que, participantes que optaram por fazer a prova em solo pernambucano, deverão se deslocar até a Arena Pernambuco, localizada na Região Metropolitana de Recife. As avaliações serão realizadas nos dias 26 (sábado) e 27 de setembro de 2020 (domingo).

A decisão de se realizar as provas no estádio tem como objetivo prevenir que os candidatos e os aplicadores do exame se contaminem com o novo coronavírus. Pelo fato da avaliação ser realizada na Arena Pernambuco, os candidatos precisam levar uma prancheta para o local.

Protocolo de segurança do concurso EsPCEx

De acordo com o Exército, o protocolo de segurança do concurso EsPCEx seguirá os critérios abaixo:

  • O uso de máscara por todos os envolvidos na atividade é obrigatório;
  • Na entrada/no interior de cada local de exame, haverá Postos de Triagem e Identificação, onde será disponibilizado álcool em gel (70%) e/ou borrifador de álcool líquido (70%) para higienização das mãos e de objetos;
  • Haverá equipamentos para a aferição de temperatura corporal nos locais de prova;
  • As salas/os ambientes de prova terão as mesas e as cadeiras desinfectadas, conforme o protocolo de Desinfecção/Descontaminação do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), e estarão organizadas de forma a assegurar a distância mínima de 1,5 metro entre os candidatos;
  • As portas e as janelas das salas de prova estarão abertas durante toda a atividade, possibilitando a ventilação e a circulação do ar nos ambientes;
  • Os cuidados tomados para evitar aglomerações na entrada dos locais de prova serão mantidos até o encerramento total da atividade, sendo proibido aos candidatos permanecer no interior dos locais de prova após o término da sua realização.

Sobre o concurso EsPCEx

O Concurso EsPCEx (edital n°02/2020) irá selecionar 440 alunos para o Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico (CFO/LEMB). As vagas são para candidatos de ambos os sexos.

O certame é dividido em cinco fases:

  • Exame Intelectual (EI), de caráter eliminatório e classificatório;
  • Inspeção de Saúde (IS), de caráter eliminatório;
  • Exame de Aptidão Física (EAF), de caráter eliminatório;
  • Avaliação Psicológica (Avl Psc), de caráter eliminatório;
  • Comprovação dos requisitos para a matrícula, de caráter eliminatório.

As provas do Exame Intelectual (EI) serão realizadas em diversos estados do Brasil.

Sobre a EsPCEx

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) está situada em Campinas, Estado de São Paulo. O local é reconhecido como o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência. Sendo assim, todos os aprovados no concurso devem ter disponibilidade para se mudarem para Campinas.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Comentários