Governo de Minas publica edital de concurso da Fundação Clóvis Salgado

Ao todo, são oferecidas 86 vagas para a recomposição dos quadros de servidores da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e do Coral Lírico de Minas Gerais.

O edital para a realização do concurso público para Fundação Clóvis Salgado já foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais desde 27 de novembro. O certame anuncia esta oportunidade para o provimento de vagas para músico instrumentista (34 vagas) para a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG), músico cantor (43 vagas), para o Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG), técnico de gestão artística (5 vagas), analista de gestão artística (2 vagas) e professor de arte (2 vagas).

Os interessados com formação em uma destas áreas têm até o dia  26 de dezembro de 2012 a 24 de janeiro de 2013 para fazerem a sua inscrição. As provas estão previstas para o dia 17 de fevereiro.

O concurso será feito em duas etapas, a primeira vai consistir em provas objetivas e a segunda etapa vai ocorrer com provas práticas, sendo que estas serão apenas para os que concorrem as vagas para músico instrumentista, músico cantor e professor de arte. Todas as informações e pré-requisitos para o concurso da Fundação Clóvis Salgado estão no edital publicado no jornal Minas Gerais, que também pode ser acessado no site Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) no www.ibfc.org.br.

Gratificação

A alteração da Lei nº 11.650, de 2 de dezembro de 1994 tornou possível a ampliação do Adicional por Exibição Pública,  oferecendo para os servidores da OSMG o valor de R$ 1.000,00 no salário. A proposta também estendeu a extensão do Adicional para o Coral Lírico de Minas Gerais, que atualmente não recebe a gratificação.

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) foi criada em 1974, uma entidade considerada uma das mais importantes do país. A orquestra tem competência para interpretar grandes repertórios como óperas, balés, concertos, poemas sinfônicos e grandes obras sinfônico-corais, em apresentações ao ar livre, na capital e no interior.

A OSMG também se envolve em grandes projetos como é o caso do Sinfônica Pop, que recebe grandes nomes da música popular brasileira e iniciativas como a Série Sinfônica no Museu e a Série Concertos no Parque, um projeto que desde 1996 quando foi estreado já contou com o público de mais 360 mil pessoas. Seu regente titular é o maestro Roberto Tibiriçá.

Coral Lírico de Minas Gerais

O Coral Lírico de Minas Gerais, uma das vertentes artísticas da Fundação Clóvis Salgado,  possui um vasto repertório composto por grandes obras corais, que abordam músicas desde a renascença até o moderno, de motetos a óperas, de oratórios barrocos a concertos corais sinfônicos.

O Coral Lírico, por ter reconhecimento dos seus trabalhos pela arte, já recebeu grandes prêmios e convites para cantar junto com outras orquestras brasileiras, entre elas, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Edição com informações da Agência Minas.

Compartilhe

Comentários