Concurso Ibama: Mourão diz que Economia precisa liberar mais vagas

Para Hamilton Mourão, os entraves do Ministério da Economia dificultam a reestruturação das agendas ambientais. Nova portaria liberou 1.659 vagas para o Ibama.

Na última terça-feira, dia 04 de maio, o vice-presidente Hamilton Mourão defendeu a necessidade de assegurar mais vagas temporárias para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). A sua fala aconteceu durante pronunciamento sobre a nova portaria publicada no Diário Oficial da União, que autorizou a contratação de 1.659 profissionais para atuarem em emergências ambientais.

“[O Ministério da] Economia tem que abrir as pernas um pouco nisso daí, né? Porque a Economia tranca isso aí, essa situação que a gente tá vivendo. Tudo isso é uma negociação. (...) É o pessoal do Prevfogo, é a turma que vai combater incêndio, tem brigadista, tem vários cargos, tem de gerente, supervisor… A grande maioria é a turma que vai pro campo mesmo, ali para o combate”, argumentou Mourão.

O vice-presidente explicou que o impedimento de novas contratações temporárias dificulta a reestruturação de agendas ambientais. Até porque, atualmente, elas estão passando por cortes orçamentários devido à ausência de concursos. Vale lembrar que, desde 2020, Mourão vem defendendo a realização de certames para o Ibama e ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Novas contratações foram liberadas para o Ibama

Em portaria publicada no dia 04 de maio, o Ministério da Economia autorizou 1.659 vagas temporárias para o Ibama. O edital de abertura deverá sair ainda neste ano de 2021. Confira, abaixo, como as oportunidades serão distribuídas:

  • Para profissionais alfabetizados: cargos de Brigadista (1.305 vagas) e Chefe de Esquadrão (213 vagas);
  • Para quem tem nível médio completo: Chefe de Brigada (96 vagas);
  • Para nível superior: Gerente Estadual (40 vagas) e Gerente Federal (05 vagas).

Mourão acredita que muitas pessoas devam se inscrever no processo seletivo do Ibama. “Vamos esperar que tenha gente para vir para o edital. Como tem muita gente desempregada, deve aparecer bastante gente”, afirmou. O prazo de validade dos contratos será de seis meses, mas é possível que ocorra prorrogação pelo período máximo de dois anos. As lotações ainda não foram devidamente divulgadas.

Além dos vencimentos compatíveis com os cargos, os candidatos aprovados podem receber os seguintes benefícios adicionais:

  • Auxílio-transporte;
  • Auxílio-alimentação;
  • Auxílio pré-escolar;
  • Seguro acidente.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »