Concurso IBGE 2021: três editais confirmados para o Censo

Concurso IBGE 2021 deverá ter poucas alterações em relação ao certame que foi interrompido em 2020 devido à pandemia.

Concurso IBGE 2021: três editais confirmados para o Censo, agente do IBGE

Certame terá mais de 208 mil vagas. - Foto: IBGE/ Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizou as novidades sobre o seu certame. O concurso IBGE 2021 que contratará profissionais para o Censo Demográfico terá três editais, sendo um deles com mais de 208 mil oportunidades.

O concurso IBGE 2021 está previsto no Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA). Ainda em dezembro, o Congresso deve aprovar o orçamento apresentado pelo governo federal, pois é de suma importância para o funcionamento da máquina pública para o ano que vem.

De acordo com o IBGE, a quantidade de vagas deve permanecer, assim como boa parte das informações do edital que teve de ser cancelado. “O que mudou foi a data de realização do Censo. O quantitativo de vagas deve permanecer o mesmo. Todos os processos seletivos previstos para a operação serão realizados no ano do Censo”, informou o instituto.

Concurso IBGE seria em 2020

O concurso IBGE seria realizado em 2020 por causa do Censo Demográfico. No entanto, a pandemia provocada pelo novo coronavírus fez com que o certame fosse adiado e os valores das inscrições devolvidos aos candidatos.

Segundo o cronograma do IBGE, o Censo Demográfico começará os seus trâmites no dia 31 de julho de 2021. Os agentes começarão a entrevistar a população brasileira no dia 01 de agosto, sendo que o término está previsto para 31 de outubro de 2021.

Sobre o concurso IBGE 2021

Como informado, o concurso seria realizado em 2020, mas foi adiado para 2021 por causa da pandemia. Como o certame é fundamental para o país e tem envolvimento com o Censo, é necessário que haja uma grande quantidade de pessoas. Por isso, o concurso IBGE 2021 terá 208.695 vagas.

As oportunidades serão divididas em três cargos de níveis fundamental e médio, com remunerações que variam entre R$ 1.700,00 e R$ 2.100,00. Confira a quantidade de vagas e os requisitos de escolaridade:

  • 5.462 vagas para a função de Agente Censitário Municipal (ACM) - nível médio;
  • 22.676 vagas para Agente Censitário Supervisor (ACS) - nível médio;
  • 180.557 vagas para Recenseador - nível fundamental.

Vale lembrar que a banca organizadora será o Cebraspe.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »