Taxa do concurso IBGE (Censo 2020) tem nova etapa de ressarcimento!

A devolução da taxa de inscrição do concurso IBGE (Censo 2020) vai ser realizada por ordem bancária, direcionada aos inscritos. Saiba mais!

Os candidatos que se inscreveram no concurso IBGE para o Censo de 2020 aos cargos de agentes censitários (municipal e supervisor) e recenseador, que ainda não solicitaram ou receberam o ressarcimento da taxa de inscrição, poderão fazê-lo a partir desta segunda-feira (04/01), por meio da Central de Atendimento do IBGE, pelo telefone 0800 721 8181

A devolução vai ser realizada por ordem bancária e somente os próprios candidatos conseguirão retirar os valores ressarcidos. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 37 mil candidatos ainda não resgataram o valor da taxa.

O concurso Censo 2020, que foi adiado em razão da pandemia, contou com o total de 100.735 inscrições pagas. Por sua vez, as taxas foram calculadas no valor de R$ 23,61 para nível fundamental (Recenseador) e R$ 35,80 aos inscritos com ensino médio completo (Agente Censitário Supervisor e Agente Censitário Municipal).

Concurso IBGE: devolução das taxas do certame adiado para o Censo 2020

Para solicitar o reembolso, o candidato deverá informar nome e CPF para confirmação do cadastro e dados bancários (banco, nº da agência e conta bancária), em que seja o titular, para o recebimento do valor.

Caso o candidato não possua conta bancária em seu nome, a devolução poderá ser feita através de ordem bancária para saque nas agências do Banco do Brasil.

As ordens bancárias ficarão disponíveis para saque durante o prazo de cinco dias úteis, desde que não existam inconsistências nos CPFs dos interessados.

Caso não sejam retiradas dentro desse período, as taxas vão retornar ao IBGE e deverão ficar indisponíveis até que os valores sejam processados novamente.

Esta é a terceira etapa de devolução das taxas de inscrições dos participantes. A primeira etapa aconteceu entre os dias 19 de maio e 10 de agosto, por meio do aplicativo Carteira Digital do Banco do Brasil. Cerca de 60% dos candidatos receberam os valores.

A segunda etapa foi realizada em outubro, onde foram enviados e-mails para todos os beneficiários informando sobre a disponibilidade dos recursos para ressarcimento.

Em caso de dúvida procure os canais de atendimento do IBGE, através do telefone 0800 721 8181 e do e-mail ibge@ibge.gov.br, que continuam à disposição para mais informações e esclarecimentos.

Concurso IBGE: edital previsto para 2021

Em setembro de 2020 saiu à portaria ministerial nº 20.388/2020, autorizando a abertura de 6.500 novas vagas temporárias.

De acordo com o documento do Ministério da Economia, esses servidores serão contratados a partir de janeiro de 2021 para "operacionalização das pesquisas permanentes de natureza estatística e geocientífica do IBGE".

O quantitativo de vagas do concurso IBGE, com oferta de 6.500 vagas temporárias, será distribuído da seguinte forma:

  • Agente de Pesquisa e Mapeamento: 5.623 vagas;
  • Supervisor de Coleta e Qualidade: 552 vagas;
  • Agente de Pesquisas por Telefone: 300 vagas;
  • Supervisor de Pesquisas: 25 vagas.

Para ter acesso à portaria completa, clique na edição de 11 de setembro de 2020 do Diário Oficial da União.

A banca organizadora da seleção será definida em breve. 

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »