Taxa do concurso IBGE (Censo 2020) tem nova etapa de ressarcimento!

A devolução da taxa de inscrição do concurso IBGE (Censo 2020) vai ser realizada por ordem bancária, direcionada aos inscritos. Saiba mais!

concurso ibge: a imagem mostra a logo do IBGE branca no fundo azul

Confira como solicitar o reembolso da taxa de inscrição! - Foto: Logo / Divulgação

Os candidatos que se inscreveram no concurso IBGE para o Censo de 2020 aos cargos de agentes censitários (municipal e supervisor) e recenseador, que ainda não solicitaram ou receberam o ressarcimento da taxa de inscrição, poderão fazê-lo a partir desta segunda-feira (04/01), por meio da Central de Atendimento do IBGE, pelo telefone 0800 721 8181

A devolução vai ser realizada por ordem bancária e somente os próprios candidatos conseguirão retirar os valores ressarcidos. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 37 mil candidatos ainda não resgataram o valor da taxa.

O concurso Censo 2020, que foi adiado em razão da pandemia, contou com o total de 100.735 inscrições pagas. Por sua vez, as taxas foram calculadas no valor de R$ 23,61 para nível fundamental (Recenseador) e R$ 35,80 aos inscritos com ensino médio completo (Agente Censitário Supervisor e Agente Censitário Municipal).

Concurso IBGE: devolução das taxas do certame adiado para o Censo 2020

Para solicitar o reembolso, o candidato deverá informar nome e CPF para confirmação do cadastro e dados bancários (banco, nº da agência e conta bancária), em que seja o titular, para o recebimento do valor.

Caso o candidato não possua conta bancária em seu nome, a devolução poderá ser feita através de ordem bancária para saque nas agências do Banco do Brasil.

As ordens bancárias ficarão disponíveis para saque durante o prazo de cinco dias úteis, desde que não existam inconsistências nos CPFs dos interessados.

Caso não sejam retiradas dentro desse período, as taxas vão retornar ao IBGE e deverão ficar indisponíveis até que os valores sejam processados novamente.

Esta é a terceira etapa de devolução das taxas de inscrições dos participantes. A primeira etapa aconteceu entre os dias 19 de maio e 10 de agosto, por meio do aplicativo Carteira Digital do Banco do Brasil. Cerca de 60% dos candidatos receberam os valores.

A segunda etapa foi realizada em outubro, onde foram enviados e-mails para todos os beneficiários informando sobre a disponibilidade dos recursos para ressarcimento.

Em caso de dúvida procure os canais de atendimento do IBGE, através do telefone 0800 721 8181 e do e-mail ibge@ibge.gov.br, que continuam à disposição para mais informações e esclarecimentos.

Concurso IBGE: edital previsto para 2021

Em setembro de 2020 saiu à portaria ministerial nº 20.388/2020, autorizando a abertura de 6.500 novas vagas temporárias.

De acordo com o documento do Ministério da Economia, esses servidores serão contratados a partir de janeiro de 2021 para "operacionalização das pesquisas permanentes de natureza estatística e geocientífica do IBGE".

O quantitativo de vagas do concurso IBGE, com oferta de 6.500 vagas temporárias, será distribuído da seguinte forma:

  • Agente de Pesquisa e Mapeamento: 5.623 vagas;
  • Supervisor de Coleta e Qualidade: 552 vagas;
  • Agente de Pesquisas por Telefone: 300 vagas;
  • Supervisor de Pesquisas: 25 vagas.

Para ter acesso à portaria completa, clique na edição de 11 de setembro de 2020 do Diário Oficial da União.

A banca organizadora da seleção será definida em breve. 

Márcia Andréia
Redatora
Jornalista no Portal Concursos no Brasil, estudou Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduanda em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Dom Alberto.
Atuou na produção da Record Bahia, na assessoria de comunicação da Prefeitura de Correntina - BA, na redação do Jornal do Sudoeste, dentre outras atividades na área de propaganda.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »