Concurso IBGE com editais para 6,5 mil vagas tem bancas contratadas

As 6.500 vagas que haviam sido previstas no concurso IBGE para o censo serão disponibilizadas em 2021 e divididas em dois editais. Veja quais são as bancas.

concurso ibge: a imagem mostra a logo do IBGE branca no fundo azul

Confira a licitação de contratação. - Foto: Logo / Divulgação

Novo concurso IBGE 2021 foi autorizado e já selecionou quais empresas serão responsáveis pelos editais. De acordo com o extrato de dispensa de licitação, publicado nesta segunda-feira (01/02), o Cebraspe e o IBFC foram as bancas contratadas.

O documento divulgado no Diário Oficial da União (DOU) informa que serão abertos os cargos de Agentes de Pesquisas e Mapeamento, Supervisores de Coleta e Qualidade e Agentes de Pesquisas por Telefone.

No total, a oferta visa o preenchimento de 6,5 mil vagas temporárias divididas em dois editais. Um dos certames será a nível nacional, enquanto o outro terá foco no estado do Rio de Janeiro. Veja o texto do DOU:

Detalhes da oferta do concurso IBGE

Em setembro de 2020, foi liberada uma portaria autorizativa para contratos temporários pelo período de um ano. Agora, as 6.500 oportunidades estão mais perto de serem lançadas e devem ser para nível médio. A divisão será feita da seguinte maneira:

  • Agente de Pesquisas e Mapeamento: 5.623 vagas;
  • Supervisor de Coleta e Qualidade: 552 vagas;
  • Agente de Pesquisas por Telefone: 300 vagas;
  • Supervisor de Pesquisas: 25 vagas.

Outro concurso IBGE para mais de 200 mil vagas

No último dia 29 de janeiro de 2021, mais um edital do concurso IBGE foi autorizado, com o objetivo de realizar contratações temporárias para o Censo. O edital contará com 207.332 vagas de níveis médio e fundamental nos cargos de:

  • Agente Censitário Municipal (ACM): 5.500 vagas;
  • Agente Censitário Supervisor (ACS): 18.420 vagas;
  • Agente Censitário de Pesquisas por Telefone: 180 vagas;
  • Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação: 12 vagas;
  • Recenseador: 183.100 vagas;
  • Codificador Censitário: 120 vagas.

O órgão já definiu o Cebraspe como banca organizadora e terá até seis meses para publicar o edital. Assim como as outras oportunidades previstas, os contratos devem ser firmados pelo período de um ano. A remuneração ainda não foi definida.

Inicialmente, a seleção seria para 2020, mas precisou ser adiada por causa da pandemia de coronavírus. Agora, com os trâmites avançados, o concurso IBGE 2021 deve sair logo.

Isadora Tristão
Redatora
Nascida na cidade de Goiânia e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, hoje, é redatora no site "Concursos no Brasil". Anteriormente, fez parte da criação de uma revista voltada para o público feminino, a Revista Trendy, onde trabalhou como repórter e gestora de mídias digitais por dois anos. Também já escreveu para os sites “Conhecimento Científico” e “KoreaIN”. Em 2018 publicou seu livro-reportagem intitulado “Césio 137: os tons de um acidente”, sobre o acidente radiológico que aconteceu na capital goiana no final da década de 1980.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »