Concurso IBGE: governo confirma que não vai ter Censo em 2021; entenda

Devido à aprovação dos cortes orçamentários para 2021, o governo confirmou que não será feito um novo concurso IBGE para Censo Demográfico. Entenda.

Nesta sexta-feira (23/04), o governo federal explicou que o Orçamento de 2021 não contemplou os recursos necessários para a realização do Censo Demográfico. Isso quer dizer que, mais uma vez, o concurso IBGE será adiado por tempo indeterminado. As informações foram confirmadas pelo secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues.

"Não há previsão orçamentária para o Censo. Portanto, ele não se realizará em 2021. As consequências e gestão para um novo Censo serão comunicadas ao longo deste ano, em particular em decisões tomadas na Junta de Execução Orçamentária", justificou. Na tramitação do Orçamento 2021 no Congresso, os parlamentares já haviam retirado grande parte do montante que seria destinado ao Censo (de R$ 2 bilhões para apenas R$ 71 milhões).

Concurso IBGE para Censo Demográfico não será feito em 2021

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em ocasiões anteriores, já havia informado que o corte orçamentário impediria a realização do Censo Demográfico neste ano. Inclusive, a ex-presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, deixou o cargo no dia 09 de abril de 2021. A economista, em carta endereçada aos funcionários do instituto, reforçou a importância de manter a realização do Censo Demográfico.

“Mais do que nunca será fundamental para o futuro do Brasil”, afirmou. Devido aos cortes no Orçamento de 2021, as provas do concurso IBGE para Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador acabaram sendo suspensas no início de abril. Juntos, os cargos contemplariam o total de 204.307 vagas.

Mesmo com o cancelamento do Censo em 2021, vale lembrar que as demais seleções do IBGE não tiveram mudanças no cronograma até o momento. Sendo assim, continua preservado o calendário de eventos para as vagas destinadas aos cargos de Agente de Pesquisa e Mapeamento, Agente de Pesquisa por Telefone, Supervisor de Coleta e Qualidade e Supervisor de Pesquisas.

O que é o Censo Demográfico 2021?

Promovido a cada 10 anos, o Censo Demográfico do IBGE é uma pesquisa nacional para montar um panorama sobre a população brasileira. Os recenseadores e agentes censitários, dessa maneira, visitam ao menos 71 milhões de domicílios, no sentido de entrevistar os moradores. Com isso, é possível notar as condições de vida das pessoas em diferentes regiões do país.

O governo federal, a partir dos dados obtidos, pode implantar políticas públicas e outras ações mais personalizadas, visando o desenvolvimento social da população. Geralmente, os estudos são aplicados por meio de 26 questões. As informações comportam os seguintes temas:

  • Características dos domicílios;
  • Identificação étnico-racial;
  • Nupcialidade;
  • Núcleo familiar;
  • Fecundidade;
  • Religião ou culto;
  • Deficiência;
  • Migração interna ou internacional;
  • Educação;
  • Deslocamento para estudo;
  • Trabalho e rendimento;
  • Deslocamento para trabalho; e
  • Mortalidade.

O último Censo Demográfico foi feito no ano de 2010 e, como não será realizado em 2021, haverá um intervalo de 11 anos com informações desatualizadas. A pesquisa era para ter sido promovida em 2020, mas acabou sendo adiado devido ao cenário de pandemia no país.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »