Concurso IBGE: negociação será retomada para promover Censo em 2022

IBGE comunicou que pretende retomar as tratativas com o Ministério da Economia, no sentido de assegurar a realização do Censo Demográfico para 2022. Saiba mais.

Concurso IBGE para Censo em 2022: logo do IBGE. Acima, é possível ver a palavra "concurso". Fundo da imagem está desfocado

O novo cronograma ainda não foi definido pelo IBGE. - Foto: Divulgação / Montagem Concursos no Brasil

Devido aos cortes orçamentários, o concurso IBGE para Censo Demográfico não será promovido neste ano de 2021. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em compensação, pretende retomar as tratativas com o Ministério da Economia. Seu objetivo é de garantir a realização do Censo em 2022, sendo que o novo cronograma deverá ser definido ao longo das próximas semanas.

“O IBGE retomará as tratativas com o Ministério da Economia para planejamento e promover a realização do Censo em 2022, de acordo com cronograma a ser definido em conjunto com o ME. Com relação ao processo seletivo dos censitários - Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador - o IBGE anunciará as orientações assim que for possível”, comunicou a instituição.

Veja a mensagem que a assessoria do IBGE, no dia 26 de abril de 2021, encaminhou para a equipe do Concursos no Brasil:

Concurso IBGE para Censo pode ser realizado em 2022; entenda

O Censo Demográfico deveria ser realizado no ano de 2020, mas o cenário de pandemia acabou impedindo que as novas contratações pudessem ser feitas para retomar a pesquisa. Previsto para este ano de 2021, o concurso acabou sendo cancelado mais uma vez. As informações sobre o novo adiamento, inclusive, foram confirmadas pelo secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues.

"Não há previsão orçamentária para o Censo. Portanto, ele não se realizará em 2021. As consequências e gestão para um novo Censo serão comunicadas ao longo deste ano, em particular em decisões tomadas na Junta de Execução Orçamentária", justificou. Assim, concurso IBGE para Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador acabou sendo cancelado neste ano de 2021. Os cargos contemplariam o total de 204.307 vagas.

Mesmo com o cancelamento confirmado, o IBGE pretende retomar as tratativas com o Ministério da Economia. A ideia é de assegurar a realização do Censo Demográfico no próximo ano. Lembrando que, até então, continua mantido o calendário de 2021 para Agente de Pesquisa e Mapeamento, Agente de Pesquisa por Telefone, Supervisor de Coleta e Qualidade e Supervisor de Pesquisas. Essas seleções, juntas, abrangem 6.500 vagas temporárias para o IBGE.

Bruno Destéfano
Redator
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »