Concurso IBGE: novo cronograma será definido para o Censo; entenda

O IBGE já está organizando uma forma para devolver as taxas do concurso cancelado e ainda vai informar novo cronograma para o Censo, que deve acontecer em 2022.

A assessoria de comunicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística informou ao Concursos no Brasil que um novo cronograma do Censo Demográfico será estabelecido para o próximo ano. "O IBGE retomará os planos para promover a realização do Censo em 2022, de acordo com cronograma a ser definido em conjunto com o ME", dizia a nota.

O Ministério da Economia (ME) anunciou o cancelamento do Censo 2021 após a aprovação da Lei Orçamentária com um corte de R$ 2 bilhões na pesquisa, impedindo que a operação seja realizada. Como consequência, as mais de 204 mil vagas ofertadas em concurso do IBGE para Recenseador e Agente Censitário foram canceladas.

Em 2020, tanto concurso IBGE quanto a pesquisa foram cancelados por causa da pandemia de coronavírus. Dessa vez, a realização de ambos foi barrada pela falta de dinheiro. Agora, o órgão está se organizando para fazer a devolução das taxas pagas. No ano passado, os valores foram estornados por meio de aplicativo do Banco do Brasil. Já para 2021, o formato ainda será divulgado.

6.500 vagas foram mantidas no concurso IBGE

O corte no orçamento afetou apenas os editais que eram voltados para o Censo 2021, as outras 6.500 vagas continuam abertas. “Lembramos que os processos seletivos para Agente de Pesquisas e Mapeamento, Supervisor de Coleta e Qualidade, Agente de Pesquisas por Telefone e Supervisor de Pesquisas não dependem do orçamento sancionado - esses estão mantidos”, afirmou a assessoria do IBGE.

Sendo assim, quatro editais têm seus cronogramas válidos com inscrições encerradas e datas previstas para as provas objetivas no início do mês de maio. Os certames estão sob a organização do Cebraspe e do IBFC. As oportunidades do concurso IBGE contam com contratos de um ano e remunerações de:

Os servidores contratados para essas funções irão trabalhar em jornadas de 40 horas semanais.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »