Concurso IBGE para Censo, com 204,3 mil vagas, continua suspenso; VEJA

O IBGE, no momento, está dialogando com o Planalto e o STF para que o Censo Demográfico seja realizado em 2021. No entanto, o certame continua suspenso.

O concurso IBGE para o Censo Demográfico seria realizado neste ano de 2021, no sentido de preencher 204.307 vagas temporárias. Devido aos cortes orçamentários, as oportunidades para agentes censitários e recenseadores acabaram sendo suspensas por tempo indeterminado. O ministro Marco Aurelio Mello, por outro lado, determinou que o governo tome as medidas cabíveis para que a pesquisa seja feita ainda em 2021.

No momento, o IBGE está dialogando com o Planalto e o STF para que a determinação seja cumprida. O problema é que o corte orçamentário de 90% dificulta as negociações para a retomada do certame. Dessa maneira, o concurso IBGE para o Censo Demográfico continua suspenso até nova decisão, que pode ser anunciada em breve. As provas do certame seriam aplicadas nos dias 18 e 25 de abril de 2021.

Em razão do cancelamento, o IBGE deverá planejar, em breve, a lógica para as devoluções das taxas. O procedimento do ano passado foi realizado por meio do aplicativo “Carteira Digital bB”. Os candidatos não tiveram que pagar nada para garantir os valores de volta. Também foi possível quitar contas diretamente pelo app, informando o código de barras das faturas.

“(...) estão cancelados os Processos Seletivos Simplificados para contratações temporárias de Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador. A exemplo do ano passado, quando o Censo foi adiado por causa da pandemia, o IBGE tomará as devidas providências para planejar, organizar e realizar as devoluções das taxas de inscrição pagas pelos candidatos”, explicou a assessoria do IBGE para o site Concursos no Brasil.

Concurso IBGE para Censo continua suspenso

No final de abril, o governo brasileiro informou que o Orçamento de 2021 foi aprovado sem os recursos que seriam destinados para o Censo. Isso quer dizer que, mais uma vez, o concurso IBGE acabou sendo adiado. As informações foram confirmadas pelo ex-secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues.

"Não há previsão orçamentária para o Censo. Portanto, ele não se realizará em 2021. As consequências e gestão para um novo Censo serão comunicadas ao longo deste ano, em particular em decisões tomadas na Junta de Execução Orçamentária", justificou. No entanto, o destino do Censo em 2021 pode ser definido em breve.

Isso porque o STF deverá avaliar a decisão do ministro Marco Aurelio sobre a retomada do certame com 204.307 vagas. Caso a determinação seja levada adiante, o governo será obrigado a abrir brecha no Orçamento para que o concurso IBGE do Censo seja realizado ainda neste ano de 2021. Vale lembrar, no entanto, que as demais seleções foram mantidas pelo instituto.

“Lembramos que os processos seletivos para Agente de Pesquisas e Mapeamento, Supervisor de Coleta e Qualidade, Agente de Pesquisas por Telefone e Supervisor de Pesquisas não dependem do orçamento sancionado - esses estão mantidos”, confirmou o IBGE. Cerca de 6.500 oportunidades temporárias não dependem do orçamento e, por isso, continuam valendo neste ano de 2021.

Elas foram distribuídas para os seguintes cargos:

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »