Concurso IBGE para Censo: protocolos sanitários já estavam prontos

A ex-presidente do IBGE, Susana Cordeiro, chegou a pedir para que o Ministério da Economia retomasse o orçamento destinado ao Censo Demográfico. Confira.

Concurso IBGE: montagem com a palavra concurso acima da logo do IBGE

Já fazem seis anos do último concurso com vagas efetivas. - Foto: Divulgação/IBGE

Neste ano de 2021, todos os preparativos para o Censo Demográfico já estavam adiantados. O corte orçamentário, por outro lado, fez com que o calendário fosse interrompido por tempo indeterminado. De acordo com a colunista do UOL, Carla Araújo, os protocolos sanitários também já haviam sido elaborados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As medidas visavam garantir procedimentos seguros contra os contágios por COVID-19 durante o Censo Demográfico. A ex-presidente da instituição, Susana Cordeiro, chegou a pedir para que o Ministério da Economia retomasse o orçamento que seria destinado à pesquisa.

Entretanto, ela não conseguiu reverter o corte no Censo Demográfico e, no dia 23 de abril, o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, informou que o concurso IBGE não seria mais realizado neste ano de 2021.

Mesmo com anúncio de cancelamento, concurso IBGE para Censo pode ser retomado

Devido aos cortes orçamentários, o concurso IBGE para agentes censitários e recenseadores acabou sendo adiado por tempo indeterminado. Os cargos contemplariam o total de 204.307 vagas. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o governo tome as medidas cabíveis para realizar o Censo Demográfico.

Como resposta ao pedido do governo do Maranhão, a decisão foi proferida pelo ministro Marco Aurélio Mello. “Defiro a liminar, para determinar a adoção de medidas voltadas à realização do Censo, observados os parâmetros preconizados pelo IBGE, no âmbito da própria discricionariedade técnica”, explicou o ministro.

Por lei, o Censo Demográfico deve ser feito a cada 10 anos. O último, até então, foi realizado apenas em 2010. A pesquisa deveria ter acontecido em 2020, mas acabou sendo adiada em razão do contexto de pandemia. Dessa maneira, a ideia era de retomar o Censo neste ano de 2021, mas os cortes orçamentários paralisaram os preparativos.

Se a pesquisa for retomada com a nova determinação do STF, o concurso IBGE para Censo poderá ser promovido ainda neste ano de 2021. Vale ressaltar que as demais seleções, que independem do Orçamento, foram devidamente mantidas.

Ou seja, continua preservado o calendário de eventos para Agente de Pesquisa e Mapeamento, Agente de Pesquisa por Telefone, Supervisor de Coleta e Qualidade e Supervisor de Pesquisas. Essas seleções, juntas, contam com 6.500 vagas temporárias para o IBGE.

Bruno Destéfano
Redator
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »