Concurso IBGE: reembolso de inscrições tem novo prazo

Foi aberto novo prazo para saque do reembolso das inscrições do concurso IBGE no mês de outubro. Os interessados devem comparecer a agências do Banco do Brasil.

Concurso IBGE: mãos de uma pessoa contando notas de dinheiro

Os valores não sacados retornarão ao IBGE. - Foto: Sintratel

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE divulgou novas informações sobre o reembolso do concurso IBGE que estava previsto para 2020. O certame que visava contratar 208.695 funcionários temporários para realizar o Censo Demográfico de 2020 foi cancelado por causa da pandemia de coronavírus.

O órgão já havia aberto um prazo para devolução do valor da inscrição entre os dias 19 de maio e 10 de agosto de 2020, logo após o cancelamento da seleção. Na época, o reembolso foi realizado por meio do aplicativo Carteira Digital, do Banco do Brasil. O novo período para solicitar o estorno dos valores é entre os dias 26 e 30 de outubro de 2020.

Durante este intervalo de tempo, os candidatos do concurso IBGE que não conseguiram obter as inscrições de volta devem ir a qualquer agência do Banco do Brasil para sacar a quantia. Sendo assim, é preciso fazer uma ordem bancária associada ao nome e CPF do inscrito. Na ocasião será necessário apresentar o documento de identidade junto com o CPF para comprovação.

Vale ressaltar que o saque não pode ser feito em agências Estilo BB. Outro ponto importante é que os valores que não forem retirados dentro do prazo retornarão ao IBGE e não serão disponibilizados novamente. Os interessados em mais informações podem contactar o órgão por telefone 0800 721 8181 ou por e-mail para ibge@ibge.gov.br.

Novo concurso IBGE

Depois do cancelamento do certame de 2020, há previsão da abertura de 6,5 mil novas vagas em edital de concurso IBGE em 2021. Os servidores serão contratados com o propósito de trabalhar no Censo 2021. Contudo, a assessoria do órgão informou que, até o momento, não existem novas informações e atualizações, pois os trâmites foram pausados por causa da COVID-19.

A expectativa é que a oferta seja dividida entre:

  • Agente de Pesquisa e Mapeamento: 5.623 vagas;
  • Supervisor de Coleta e Qualidade: 552 vagas;
  • Agente de Pesquisas por Telefone: 300 vagas;
  • Supervisor de Pesquisas: 25 vagas.

Por enquanto, todas as perspectivas de concurso IBGE e novas contratações são para funcionários temporários. O último certame para efetivos foi realizado em 2017.

Isadora Tristão
Redatora
Nascida na cidade de Goiânia e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, hoje, é redatora no site "Concursos no Brasil". Anteriormente, fez parte da criação de uma revista voltada para o público feminino, a Revista Trendy, onde trabalhou como repórter e gestora de mídias digitais por dois anos. Também já escreveu para os sites “Conhecimento Científico” e “KoreaIN”. Em 2018 publicou seu livro-reportagem intitulado “Césio 137: os tons de um acidente”, sobre o acidente radiológico que aconteceu na capital goiana no final da década de 1980.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »