Concurso para diplomata tem provas suspensas pelo Instituto Rio Branco

As provas do Concurso Diplomata 2020 foram suspensas por causa da pandemia de coronavírus. A decisão foi publicada após ação nesta quinta-feira.

Concurso para diplomata tem provas suspensas: prédio do Itamaraty à noite iluminado com luzes amarelas

Os candidatos devem aguardar novas datas de prova. - Foto: Wikimedia Commons

Nesta quinta-feira (13), foi publicado o edital de suspensão das provas do concurso para diplomatas. O texto divulgado o Diário Oficial da União (DOU), afirma que o Instituto Rio Branco alterou o cronograma por causa da situação de calamidade pública da pandemia. O Ministério Público Federal já havia recomendado o adiamento até que a COVID-19 estivesse minimamente controlada.

O Concurso Diplomata 2020 foi lançado em 29 de junho, já no auge da doença causada pelo coronavírus no Brasil. Como o estado ainda é preocupante, a decisão veio como forma de manter o princípio de ampla acessibilidade aos cargos públicos. Ou seja, caso as datas das provas fossem mantidas, estariam excluídos os candidatos acometidos pelo vírus ou que estejam em período de isolamento.

Os procuradores do caso também afirmaram que manter o cronograma original descumpria o princípio de isonomia, uma vez que a situação da pandemia varia de região para região. Sendo assim, impor a realização das provas do concurso para diplomatas no dia 30 de agosto obrigaria os candidatos a decidirem entre:

  • Manter as determinações de quarentena em casos de contágio e distanciamento social; ou
  • Abrir mão do direito de participação no certame.

Veja o texto completo:

Medidas preventivas

Em seu edital, o concurso para diplomatas obriga que candidatos e colaboradores façam o uso de máscaras e demais equipamentos de proteção individual. Além disso, também está prevista a disponibilização de álcool em gel nas salas de prova, bem como em outros pontos de circulação. O documento ainda estabelece:

  • Desinfecção constante de superfícies mais tocadas, como corrimãos e maçanetas;
  • Distanciamento mínimo de 1 metro entre os candidatos;
  • Entrega e coleta de todos os materiais de prova em envelopes individuais;
  • Rígido processo de controle para uso dos banheiros.

Concurso Diplomata 2020

As inscrições do Concurso Diplomata 2020 se encerraram no dia 09 de agosto de 2020. Ao todo são ofertadas 25 vagas para o cargo de Diplomata, com remuneração inicial de R$ 19 mil. Os interessados devem ter nível superior em qualquer área de conhecimento. O certame conta com as seguintes etapas:

  • Prova objetiva com 73 questões de múltipla escolha;
  • Provas escritas de Português e Inglês;
  • Prova discursiva que conta com disciplinas de atualidades.

A seleção está sendo organizada pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades), que ainda não liberou novo cronograma. Os candidatos devem ficar atentos ao site da banca para mais informações.

Isadora Tristão
Redatora
Nascida na cidade de Goiânia e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, hoje, é redatora no site "Concursos no Brasil". Anteriormente, fez parte da criação de uma revista voltada para o público feminino, a Revista Trendy, onde trabalhou como repórter e gestora de mídias digitais por dois anos. Também já escreveu para os sites “Conhecimento Científico” e “KoreaIN”. Em 2018 publicou seu livro-reportagem intitulado “Césio 137: os tons de um acidente”, sobre o acidente radiológico que aconteceu na capital goiana no final da década de 1980.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »