Concurso PC BA: PLOA 2021 prevê 1.109 vagas para a Segurança

Concurso PC BA pode ser realizado em 2021. A PLOA do Governo da Bahia prevê mais de mil vagas para a SSP.

Concurso PC BA, viaturas da PC BA

PLOA de 2021 ainda precisa ser aprovada. - Foto: Governo da Bahia

Um novo concurso PC BA pode ser realizado em breve! O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021 do Governo da Bahia prevê que 1.109 vagas serão destinadas à Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Ainda não é possível afirmar que o novo certame na SSP será para a Polícia Civil da Bahia (PC BA), pois outros órgãos poderão ser beneficiados. Porém, como um concurso PC BA já havia sido previsto para 2019, tudo indica que a corporação será contemplada. Na imagem abaixo é possível ver a indicação do novo concurso para a SSP:

Para ler a PLOA de 2021, basta o interessado entrar no site do Governo da Bahia. A parte das vagas na SSP está no volume I, na página 184.

Situação atual do concurso PC BA

Como informamos, em 2019 a Polícia Civil já tinha um concurso previsto. Na época, o governador do estado, Rui Costa, disse durante a sessão solene de abertura da 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa que um novo certame seria realizado.

De lá para cá, pouco foi realizado e apenas rumores foram ventilados. Com a pandemia do novo coronavírus, um novo concurso para 2020 foi descartado. Sendo assim, as esperanças estavam na PLOA de 2021. O documento divulgado apresentou a realização de um novo certame e também a convocação de 2.895 aprovados em certames já realizados.

Com a PLOA aprovada, o concurso irá divulgar sua comissão e depois a banca organizadora. Em sequência o edital é liberado. Para saber de todos os detalhes e não perder nada, fique de olho aqui no Concursos no Brasil.

Nós também recomendamos que comece os seus estudos, visando a Polícia Civil do Estado da Bahia. O Concursos no Brasil possui milhares de simulados e questões gratuitas para diversos cargos e questões de disciplinas específicas como Língua Portuguesa.

Último concurso PC BA

O último concurso PC BA foi realizado no ano de 2018, tendo sido organizado pela Fundação Vunesp. O certame ofereceu 1.000 vagas de início imediato, divididas na seguinte maneira:

  • 82 vagas para o cargo de Delegado de Polícia;
  • 880 vagas para o cargo de Investigador de Polícia;
  • 38 vagas para o cargo de Escrivão de Polícia.

Mais de 48 mil pessoas se inscreveram, um recorde para o concurso. Os concurseiros foram selecionados por meio de sete etapas:

  • Provas objetivas;
  • Prova discursivas;
  • Exame biomédico;
  • Teste de Aptidão Física, eliminatório, aplicado a todos os candidatos aptos na etapa anterior;
  • Exame psicotécnico, eliminatório, para todos os candidatos aptos na etapa anterior;
  • Prova de títulos, classificatória, aplicada a todos os candidatos habilitados na etapa anterior;
  • Investigação Social e de Conduta Pessoal, de caráter eliminatório, realizado durante todo o concurso.

As remunerações variavam entre R$ 3.915,85 e R$ 11.389,96, já somado com a Gratificação de Atividade de Polícia Judiciária (GAPJ I) e outras vantagens.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Comentários