Concurso PC RJ: certame confirmado para 2021!

Concurso PC RJ já havia sido anunciado, mas ainda não havia confirmação de que ocorreria em 2021. Fala de secretário confirmou realização.

concurso PC RJ, viaturas da PC RJ

Concurso ocorrerá em 2021. - Foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Durante um painel de Segurança Pública, o secretário de segurança da Polícia Civil, Allan Turnowski, afirmou que o concurso PC RJ será realizado em 2021. Além disso, ele falou que o certame terá um número de cargos para preencher parte dos quadros da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC RJ), mas que respeitará o Regime Fiscal do Estado.

“O governador Claudio Castro já me autorizou, com as novas vagas surgidas após a decretação do Regime Fiscal do Rio de Janeiro, a efetuar novos concursos a partir do ano que vem. As documentações dos processos já estão voltando autorizadas do Governo. Vamos ter concurso em 2021”, informou.

O Regime Fiscal do Estado foi uma lei criada pelo governo do Rio de Janeiro com o objetivo de controlar as contas do estado. Nela, estão limitações de contratação de servidores e de realizados de novos certames. Portanto, o concurso PC RJ só preencherá vagas que surgiram após a criação da nova regra.

Outra autoridade presente no evento foi o comissário Márcio Garcia. Ele disse que a quantidade de servidores deixando a corporação era maior do que a reposição e que a situação merece atenção. “Estamos trabalhando com um cenário de concursos a curto e médio prazo para a PCRJ com 1.000 vagas ou pouco menos do que isso. É uma situação emergencial”, afirmou.

Mudança no cargo de Investigador

Um Projeto de Lei apresentado pelo governador em exercício, Claudio Castro, quer modificar o nível de escolaridade exigido para o cargo de Investigador. O PL já está na ALERJ e aguarda votação, provavelmente favorável à ideia. Um PL semelhante já havia sido aprovado, mas foi barrado por inconstitucionalidade.

Sobre o concurso PC RJ

O concurso da PC RJ será realizado em 2021 e contará com sete editais diferentes. São esperadas pelo menos 864 vagas, com remunerações iniciais que poderão variar de R$ 4.506,27 a R$ 18.747,95. As oportunidades serão divididas da seguinte forma:

  • 47 vagas para Delegado de Polícia (nível superior);
  • 54 vagas para Perito Legista (nível superior);
  • 597 vagas para Inspetor de Polícia (nível superior);
  • 20 vagas para Perito Criminal (nível superior);
  • 118 vagas para Investigador (nível mínimo ainda não confirmado);
  • 16 vagas para Técnico Policial de Necropsia (nível médio);
  • 12 vagas para Auxiliar de Necropsia (nível fundamental).
Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »