Concurso PC RJ: editais devem sair em 2021, diz secretário

O secretário Allan Turnowski confirmou o concurso PC RJ para 2021. Entretanto, as 864 vagas previstas não serão ofertadas logo de imediato. Saiba mais!

Editais do concurso PC RJ devem sair em 2021: viaturas da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Elas estão estacionadas em ambiente aberto

Em junho de 2020, o governo do Rio de Janeiro teve que bloquear 9.500 postos vagos devido à crise fiscal. - Foto: EUDOXIO

Mesmo com os preparativos adiantados, o concurso PC RJ (Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro) não será realizado em 2020 pelo bloqueio de milhares de cargos devido à crise fiscal. O secretário da Polícia Civil do Rio de Janeiro, no entanto, informou que certame permanece confirmado e os editais vão sair provavelmente no primeiro semestre de 2021.

"Os cargos foram bloqueados por um decreto, mas já temos vagas desbloqueadas. Há um pedido para, no primeiro semestre de 2021, saírem os concursos para todos os cargos anteriores, [mas] em um número menor de vagas", disse o secretário Allan Turnowski durante coletiva de imprensa (08/10).

Dessa maneira, o objetivo é liberar um novo concurso com um quantitativo menor do que as 864 vagas anteriormente autorizadas. As demais oportunidades seriam disponibilizadas à medida em que fossem surgindo novas vacâncias no quadro de servidores.

"Vamos abrir o concurso e ir chamando conforme novas vagas forem abertas, chamando de acordo com a colocação. O concurso está autorizado e vai sair ano que vem", concluiu.

Acompanhe a matéria completa e fique por dentro de mais detalhes sobre o assunto. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site, como simulados e artigos. Temos certeza de que existe um material feito especialmente para você!

Concurso PC RJ: mesmo com crise fiscal, sete editais estão confirmados

Em junho de 2020, o governo do Rio de Janeiro teve que bloquear 9.500 postos vagos devido à crise fiscal. O concurso PC RJ, apesar disso, continua confirmado e será composto de setes editais diferentes. Essas informações foram divulgadas pela diretora da Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol), Renata Assis.

“Serão, ao todo, sete concursos para sete carreiras distintas. Todos os editais já estão prontos pela Academia de Polícia Civil", informou Renata Assis em postagem no Instagram da corporação (03 de maio de 2020). Inclusive, vale lembrar que a PC RJ já teve as suas duas bancas oficialmente definidas!

O Instituto Acesso ficará responsável por todas as etapas para o cargo de Delegado. Por outro lado, o Instituto AOCP coordenará o concurso para as oportunidades de Perito Legista, Perito Criminal, Investigador, Inspetor, Técnico de Necropsia e Auxiliar de Necropsia.

Confira, abaixo, a distribuição das 864 vagas previstas nos sete editais:

  • 47 vagas para Delegado de Polícia (nível superior);
  • 54 vagas para Perito Legista (nível superior);
  • 597 vagas para Inspetor de Polícia (nível superior);
  • 20 vagas para Perito Criminal (nível superior);
  • 118 vagas para Investigador (nível médio);
  • 16 vagas para Técnico Policial de Necropsia (nível médio);
  • 12 vagas para Auxiliar de Necropsia (nível fundamental).

O concurso PC RJ contemplará remunerações iniciais de R$ 4.506,27 a R$ 18.747,95, dependendo do cargo pleiteado. Acredita-se que, inicialmente, sejam publicados os editais com 817 oportunidades efetivas. As 47 vagas para Delegado da PC RJ deverão ser preenchidas em momento posterior.

Bruno Destéfano
Redator
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »