Concurso PC RJ poderá ter mudança na escolaridade de Investigador

Projeto de Lei quer que o cargo de Investigador seja de nível superior para o concurso PC RJ.

Concurso PC RJ poderá ter mudança na escolaridade de Investigador, pessoa fazendo anotação

Projeto de Lei está na ALERJ. - Foto: Pixabay

O concurso PC RJ poderá modificar o nível de escolaridade do cargo de Investigador. O pedido foi feito pelo governador em exercício, Claudio Castro, que enviou uma proposta, em forma de Projeto de Lei, para a ALERJ. O objetivo é que o cargo seja para quem tem nível superior.

Anteriormente, em setembro de 2019, a ALERJ chegou a aprovar um projeto que pedia a mesma mudança. No entanto, como ele foi proposto por deputados estaduais, se tornou inconstitucional, pois este tipo de iniciativa só pode partir do executivo.

Agora, com praticamente a mesma ideia em pauta, é bem provável que a ALERJ dê sinal verde ao Projeto de Lei. O deputado Marcio Gualberto chegou a dizer que esta era uma “demanda antiga da assembleia, que já foi votada, mas que por uma questão regimental, assinamos a mensagem do executivo para tornar a criação da categoria dos Investigadores para 3° grau (nível superior)”.

Como a proposta é do próprio Executivo, em caso de aprovação na ALERJ, provavelmente o Projeto de Lei será sancionado e já valerá para o próximo concurso PC RJ.

Sobre o concurso PC RJ

Ao todo, espera-se que sejam publicados sete editais do concurso PC RJ em 2021. Nas redes sociais, a diretora da Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol), Renata Assis, confirmou a quantidade. “Serão, ao todo, sete concursos para sete carreiras distintas. Todos os editais já estão prontos pela Academia de Polícia Civil", informou em um vídeo nas redes sociais.

O certame terá pelo menos 864 vagas, com remunerações iniciais que poderão variar de R$ 4.506,27 a R$ 18.747,95. As oportunidades serão divididas da seguinte maneira:

  • 47 vagas para Delegado de Polícia (nível superior);
  • 54 vagas para Perito Legista (nível superior);
  • 597 vagas para Inspetor de Polícia (nível superior);
  • 20 vagas para Perito Criminal (nível superior);
  • 118 vagas para Investigador (nível mínimo ainda não confirmado);
  • 16 vagas para Técnico Policial de Necropsia (nível médio);
  • 12 vagas para Auxiliar de Necropsia (nível fundamental).

Para mais informações sobre o certame, como a escolha das bancas organizadoras, consulte nossa página sobre o concurso PC RJ.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Comentários