Concurso PCDF: corporação diz que cronograma das provas segue o mesmo

No entanto, a corporação entrou em contato com o Cebraspe para verificar se haverá mudanças na data das provas do concurso PCDF. Veja os detalhes.

Com o lockdown anunciado pelo governador Ibaneis Rocha, muitos candidatos ficaram preocupados com um novo adiamento do concurso PCDF. Até porque todas as atividades coletivas do Distrito Federal foram suspensas entre os dias 27 de fevereiro e 15 de março de 2021. Caso os contágios pela COVID-19 continuem progredindo, é possível que o decreto seja prorrogado por mais semanas.

Encaminhamos e-mail para a Polícia Civil do Distrito Federal, no sentido de obter um parecer sobre a aplicação das provas e eventuais mudanças nas datas. Em resposta, a assessoria da corporação informou que o cronograma do concurso PCDF segue o mesmo. As avaliações, a princípio, vão ocorrer no período da tarde, conforme as seguintes datas:

  • Para o cargo de Escrivão (edital nº 01/2019): 10 de abril de 2021;
  • Para o cargo de Agente (edital nº 01/2020): 11 de abril de 2021.

Entretanto, a PCDF disse que entrou em contato com o Cebraspe para verificar se haverá mudança no cronograma do concurso. “A princípio continua a mesma data definida no último edital, porém a Escola Superior de Polícia Civil - ESPC/PCDF já entrou em contato com o Cebraspe para tratar desse assunto”, explicou.

A assessoria da corporação também disse que qualquer mudança nas datas será informada com antecedência. “Caso seja mudada a data, será feita a divulgação com antecedência para que não haja nenhum prejuízo aos candidatos”, concluiu.

Concurso PCDF para Escrivão e Agente; veja detalhes

Conforme edital de nº 01/2019, estão sendo ofertadas 300 vagas para Escrivão, que requer ensino superior em qualquer área de formação e CNH na categoria “B”. Aqueles que se classificarem vão receber subsídios de R$ 8.698,78 em jornadas de 40 horas semanais.

Ao todo, mais de 52 mil pessoas se inscreveram no certame e tiveram que pagar uma taxa no valor de R$ 199,00. Já o edital nº 01/2020 contempla 600 vagas imediatas para Agente, além de 1.200 oportunidades em cadastro reserva. Os requisitos e subsídios são os mesmos previstos para o cargo de Escrivão.

Etapas previstas para o concurso PCDF

O concurso PCDF será composto por inúmeras etapas eliminatórias e classificatórias. Confira:

  • Provas objetivas (120 itens) e discursivas (redação dissertativa de até 30 linhas): essas etapas, em 2021, serão provavelmente aplicadas no dia 10 de abril para Escrivão e 11 de abril para Agente. Duração máxima de 4h30;
  • Prova prática de digitação para o cargo de Escrivão: será necessário redigir um texto de dois mil caracteres em 10 minutos;
  • Exames biométricos e avaliação médica;
  • Prova de capacidade física;
  • Avaliação psicológica;
  • Sindicância de vida pregressa e investigação social;
  • Curso de Formação Profissional (CFP) para todos os candidatos classificados nas etapas anteriores.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »