Concurso PF poderia reduzir quantidade de vagas para 1400, diz jornal

Concurso PF foi anunciado com 2 mil vagas pelo presidente Jair Bolsonaro. Fenapef nega redução.

Concurso PF poderia reduzir quantidade de vagas para 1400, diz jornal, fachada de prédio com símbolo da PF

Certame está previsto para 2021. - Foto: DAR7 / Wikimedia Commons

O concurso PF é um dos mais esperados para 2021. No entanto, uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo deixou muitos concurseiros preocupados. O concurso PRF poderia reduzir a quantidade de vagas para 1.400.

Inicialmente, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o novo certame da Polícia Federal (PF) teria 2 mil vagas e que todos os trâmites seriam feitos visando essa quantidade de oportunidades. O edital sairia no começo de 2021 e o aval do concurso ainda no final de 2020.

No caso, segundo a Folha, a autorização para a realização do certame estaria demorando justamente por conta da quantidade de vagas. O Ministério da Economia não estaria de acordo com as oportunidades, querendo uma redução para 1.400 e vetando as 2 mil por considerar inviável financeiramente.

Além disso, a pasta teria apontado que a PF não conseguiria treinar todos os policiais e dar posse até o fim de 2021. "Um dos motivos, além da restrição fiscal, é a limitação legal. Não daria tempo para a PF recrutar, treinar e dar posse a todo esse efetivo em 2021 e não poderia deixar rescaldos para 2022", diz a reportagem da Folha.

Por fim, haveria ainda problemas legais, como por exemplo, o prazo para se fazer o pedido do concurso com a quantidade de vagas anunciadas por Bolsonaro. No caso, as solicitações ao Ministério da Economia deveriam ser feitas até o dia 31 de maio de 2020. 

Presidente da Fenapef nega redução

Apesar da notícia da possível redução do número de vagas do concurso PF, o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Boudens, afirmou que não haverá alteração na quantidade de oportunidades.

Segundo ele, a proposta de redução foi feita ainda no começo dos trâmites, ou seja, é uma demanda antiga que teria sido resolvida. Porém, após conversas entre o Ministério da Economia e a Polícia Federal, ficou estabelecido que o número seria o de 2 mil vagas.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Comentários

Especial PRF

Veja mais »