Concurso PF poderia reduzir quantidade de vagas para 1400, diz jornal

Concurso PF foi anunciado com 2 mil vagas pelo presidente Jair Bolsonaro. Fenapef nega redução.

O concurso PF é um dos mais esperados para 2021. No entanto, uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo deixou muitos concurseiros preocupados. O concurso PRF poderia reduzir a quantidade de vagas para 1.400.

Inicialmente, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o novo certame da Polícia Federal (PF) teria 2 mil vagas e que todos os trâmites seriam feitos visando essa quantidade de oportunidades. O edital sairia no começo de 2021 e o aval do concurso ainda no final de 2020.

No caso, segundo a Folha, a autorização para a realização do certame estaria demorando justamente por conta da quantidade de vagas. O Ministério da Economia não estaria de acordo com as oportunidades, querendo uma redução para 1.400 e vetando as 2 mil por considerar inviável financeiramente.

Além disso, a pasta teria apontado que a PF não conseguiria treinar todos os policiais e dar posse até o fim de 2021. "Um dos motivos, além da restrição fiscal, é a limitação legal. Não daria tempo para a PF recrutar, treinar e dar posse a todo esse efetivo em 2021 e não poderia deixar rescaldos para 2022", diz a reportagem da Folha.

Por fim, haveria ainda problemas legais, como por exemplo, o prazo para se fazer o pedido do concurso com a quantidade de vagas anunciadas por Bolsonaro. No caso, as solicitações ao Ministério da Economia deveriam ser feitas até o dia 31 de maio de 2020. 

Presidente da Fenapef nega redução

Apesar da notícia da possível redução do número de vagas do concurso PF, o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Boudens, afirmou que não haverá alteração na quantidade de oportunidades.

Segundo ele, a proposta de redução foi feita ainda no começo dos trâmites, ou seja, é uma demanda antiga que teria sido resolvida. Porém, após conversas entre o Ministério da Economia e a Polícia Federal, ficou estabelecido que o número seria o de 2 mil vagas.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »