Concurso PF: vagas para Perito ainda não foram confirmadas

De acordo com o presidente da APCF, a categoria possui carência de código de vagas e ainda não foi confirmada para o próximo concurso PF.

Vagas para Perito ainda não foram confirmadas no concurso PF: letreiro da Polícia Federal em uma construção

Marcos de Almeida Camargo disse que existe déficit na carreira de Perito. - Foto: Rachmaninoff (Wikimedia Commons)

O concurso PF está previsto para acontecer em 2021, com a oferta de 2.000 oportunidades efetivas para o quadro de servidores da Polícia Federal. Por outro lado, as vagas para o cargo de Perito ainda não foram devidamente aprovadas.

O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, Marcos de Almeida Camargo, reforçou que a categoria atualmente conta com uma carência de código de vagas. Em live promovida nas redes sociais da APCF, ele informou que já expôs o déficit para a direção-geral da corporação.

“Na época, conseguimos abrir um processo com a relação de 180 vagas para peritos. Enfim, o processo andou, posteriormente passou pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Nisso, houve um aumento para 200 vagas. Depois, foi ao Ministério da Economia e aguardava pela autorização para que possibilitasse a edição de uma Medida Provisória criando as 200 vagas para peritos criminais federais”, argumentou.

Acompanhe a matéria completa e fique por dentro de mais detalhes sobre o assunto. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site, como simulados e artigos. Temos certeza de que existe um material feito especialmente para você!

Concurso PF: presidente da ACPF comenta sobre as vagas para o cargo de Perito

Marcos de Almeida Camargo disse que existe déficit na carreira de Perito, tendo em vista que o último concurso foi realizado em 2018. No entanto, o presidente da APCF lembrou que a criação de cargos públicos continuará limitada até dezembro de 2021. A restrição foi estabelecida pelo Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus (Lei Complementar 173/2020).

“A tendência é que [o Ministério da] Economia não aprove a criação devido a esse dispositivo. Há ainda uma tentativa que será feita por meio de reunião com a direção-geral da corporação que será a conversão de vagas já autorizadas para que contemple oportunidades para peritos criminais federais também. E esse encontro depende de data disponível na agenda do representante”, explicou.

Até então, o próximo concurso PF contemplará oportunidades apenas para os seguintes cargos de nível superior:

  • Agente da Polícia Federal: 1.016 vagas;
  • Escrivão da Polícia Federal: 600 vagas;
  • Delegado da Polícia Federal: 300 vagas;
  • Papiloscopista: 84 vagas.

Durante encerramento do curso de formação da PF, o presidente Jair Bolsonaro informou que o edital do certame já está nos seus estágios finais. “Estamos ultimando a confecção do edital de modo que o possamos ter esse efetivo a mais para combater o crime organizado no país”, destacou ao longo do evento, que ocorreu no início de outubro de 2020.

Bruno Destéfano
Redator
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Comentários

Especial PRF

Veja mais »