Concurso PM PI: edital deve sair em dezembro, diz Comandante

Concurso PM PI prevê mais de mil vagas para a corporação. Edital é muito aguardado por concurseiros.

Nesta terça-feira (25/11), o Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí (PM PI), Lindomar Castilho, deu uma declaração que animou muitos concurseiros. Segundo ele, o concurso PM PI poderá ter o seu edital lançado até dezembro de 2020.

A declaração foi feita durante um evento no Palácio de Karnak, no qual foram entregues viaturas para a corporação. “Acho que vai anunciar (se referindo ao governador Wellington Dias) no início de dezembro. O governador ainda não decidiu, está vendo a questão das finanças do estado”, afirmou o Comandante.

Anteriormente, em entrevista ao Portal Cidade Verde do Estado do Piauí, Lindomar já havia falado da expectativa. “Nós acreditamos que ainda este ano seja possível o lançamento do edital. Já houve a tratativa com o governador do estado, há interesse da parte dele, mas obviamente que ele está analisando o melhor momento, as condições financeiras que o estado possa apresentar. Mas nós estamos confiantes que ainda este ano ele possa autorizar a confecção deste edital e o lançamento”, disse na época.

Portanto, ainda é necessária a aprovação do governador do estado do Piauí, Wellington Dias (PT - PI), para que haja a divulgação do edital. Tudo indica que a fala do Comandante será realmente concretizada.

Sobre o concurso PM PI

Apesar da previsão de lançamento do edital do concurso PM PI em dezembro, os planos iniciais eram outros. Inicialmente, esperava-se a divulgação do edital no mês de março de 2020 e as demais etapas ainda no mesmo ano. No entanto, a pandemia provocada pelo novo coronavírus atrapalhou os planos da corporação.

Com a publicação do edital prevista para o mês dezembro, todas as etapas do concurso provavelmente irão ocorrer em 2021. Confira as fases:

  • Prova objetiva;
  • Exame de saúde;
  • Teste de aptidão física;
  • Exame psicológico;
  • Investigação social;
  • Curso de formação.

O concurso PM PI ofertará 1.040 vagas, sendo 1.000 para o cargo de Soldado e 40 para o de Oficial da PM PI. Também vale a pena citar o quanto cada um terá de remuneração. A previsão é de que os Soldados recebam R$ 3.100,00 por mês e os Oficiais da Polícia Militar do Piauí, ganhem R$ 3.897,04.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »