Concurso PM PI: edital poderá ficar para depois de outubro de 2020

O concurso PM PI deverá ofertar 1.040 vagas para profissionais de níveis médio e superior. No entanto, o edital poderá ficar para depois de outubro de 2020.

Edital do concurso PM PI poderá ficar para depois de outubro de 2020: dois policiais militares de costas para a câmera. Na parte detrás de um dos uniformes, é possível ler "Polícia Militar"

Vagas previstas para Oficial e Soldado da PM PI. - Foto: André Gustavo Stumpf / Flickr

O concurso PM PI (Polícia Militar do Piauí) poderá sofrer atraso em seu cronograma. De acordo com informações preliminares, o comandante-geral ainda vai encaminhar um documento sobre o déficit de servidores da corporação. A elaboração do edital de abertura, por sua vez, somente deverá avançar após o aval do governador, Wellington Dias.

Acompanhe a matéria completa e fique por dentro de mais detalhes sobre o assunto. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site, como simulados e artigos. Temos certeza de que existe um material feito especialmente para você!

Concurso PM PI: edital estava previsto para outubro de 2020

A PM PI já havia anunciado a realização de seu novo concurso público para preencher ao menos 1.040 vagas aos cargos de Soldado e Oficial. Por conseguinte, o edital de abertura estava previsto para ser publicado no mês de outubro de 2020. Os trâmites acabaram atrasando e, por isso, é possível que o cronograma preliminar não seja devidamente seguido.

Ao que tudo indica, as novas oportunidades efetivas também servirão para repor os postos daqueles profissionais que forem se aposentar nos próximos anos. Dessa maneira, conforme o governo estadual, a PM PI precisará contar com reforços para que a seleção aconteça ainda no primeiro semestre de 2021.

Concurso PM PI: remunerações previstas

Conforme informações preliminares, o concurso PM PI ofertará 1.040 vagas para os cargos de Soldado e Oficial. Confira, abaixo, os requisitos mínimos e as remunerações previstas:

  • Soldado: 1.000 vagas previstas para profissionais de nível médio completo. Remunerações calculadas no valor de R$ 3.100,00;
  • Oficial: 40 vagas previstas para aqueles que possuírem bacharelado em Direito. Remunerações de R$ 3.897,04.

Vale lembrar que ambas as funções vão ter direito ao vale-alimentação.

Concurso PM PI: etapas prováveis

Tendo em vista o edital anterior do concurso PM PI, os candidatos poderão ser submetidos às seguintes etapas eliminatórias:

  1. Provas objetivas: questões sobre Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais, Noções de Informática, Conhecimentos Específicos (Legislação da PM PI) e Noções de Direito;
  2. Exame de saúde;
  3. Teste de aptidão física;
  4. Exame psicológico;
  5. Investigação social;
  6. Curso de formação.
Bruno Destéfano
Redator
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Comentários