Concurso PMERJ: requisitos e vencimento para Oficial da Polícia

Um novo concurso PMERJ será destinado para o cargo de Oficial da Polícia. Confira, em nossa matéria, informações sobre requisitos mínimos e vencimentos.

Na última segunda-feira (17/08), o governador Wilson Witzel autorizou 32 vagas para o quadro de Oficiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro. A decisão levou em conta o chamado “Regime de Recuperação Fiscal” (RRJ), que não permite a concessão de reajustes salariais aos militares e servidores. Somente serão feitas revisões previstas pela Constituição Federal, no sentido de não aumentar as despesas públicas.

O edital de abertura ainda não foi oficialmente disponibilizado, mas já existem informações preliminares a respeito dos requisitos mínimos e dos vencimentos para Oficial da Polícia. Acompanhe a matéria completa e fique por dentro de todos os detalhes sobre o assunto.

Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site, como simulados e artigos. Temos certeza de que existe um material feito especialmente para você!

Requisitos e vencimento para Oficial da PMERJ

Para ser um Oficial da PMERJ, é necessário comprovar graduação completa na área de Direito. Confira os outros requisitos mínimos:

  • Estar apto, física e mentalmente, não apresentando deficiência que o incapacite para o exercício das funções de Oficial da PMERJ;
  • Ter pelo menos 18 anos, desde que não tenha completado a idade máxima de 35 anos;
  • Possuir estatura mínima de 1,65 m (para candidatos do gênero masculino) e de 1,60 m (para candidatas do gênero feminino);
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Estar quite com as obrigações militares (para os candidatos do gênero masculino);
  • Encontrar-se em dia com os direitos políticos e civis.

Por sua vez, os vencimentos para o posto de 2º Tenente PM poderão ser calculados no valor de R$ 7.132,52. Isso se as instruções do último concurso, realizado em 2018, forem aplicadas da mesma maneira.

Concurso PMERJ: atribuições para Oficial da Polícia

  • Comandar pelotão;
  • Coordenar policiamento ostensivo, reservado e velado;
  • Participar do planejamento de ações e operações;
  • Pautar suas ações em preceitos éticos, técnicos e legais;
  • Assessorar o comando nos assuntos relacionados à sua área específica; e
  • Gerenciar recursos humanos e logísticos.

Witzel liberou 400 contratações dos profissionais aprovados em 2014

Wilson Witzel assinou o ato de convocação para 400 inscritos que foram aprovados no concurso de 2014, especificamente nos cargos de Policial e Bombeiro Militar do estado do Rio de Janeiro. Aqueles que forem chamados deverão participar de um curso no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

A vontade de convocar aprovados do concurso anterior vinha sendo manifestada há um bom tempo. No final de 2019, o governador do Rio de Janeiro já havia mencionado que chamaria os novos policiais classificados. No entanto, eles precisariam passar pela etapa de formação antes de assumir os postos. Seria, portanto, apresentado um cronograma para as devidas convocações.

Concurso PMERJ 2020: Governador diz que edital terá 2 mil vagas

“A Polícia Militar está em condições de convocar mais 400 candidatos do concurso de 2014. Nós faremos esta convocação imediatamente. O Centro de Seleção já está pronto para recebê-los, bem como o CFAP também. Tudo será feito de forma imediata”, confirmou o secretário da PM no Rio de Janeiro, Rogério Figueiredo.

Tópico: PMERJ

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »