Polícia Civil - AC prepara novo edital para peritos e delegados

Edital de concurso será lançado em breve para o preenchimento de 13 vagas para delegado e 13 para peritos criminais. Novas vagas serão para o interior do Estado

A Polícia Civil, por meio da Secretaria de Gestão Administrativa, prepara mais um edital de concurso que será lançado em breve para o preenchimento de 13 vagas para delegado e 13 para peritos criminais. O certame foi autorizado pelo governador Tião Viana, em reunião com o diretor-geral da Polícia Civil, Emylson Farias.

As novas vagas deverão ser destinadas ao interior do Estado, e um edital de remoção deverá ser aberto para que os delegados que estão lotados as delegacias das cidades possam pleitear mudança de lotação. O diretor-geral da Polícia Civil explica o Estado ganhará um reforço estratégico. “Principalmente na área da perícia criminal. O uso da ciência na polícia é fundamental para o estabelecimento da verdade real. O ganho nas investigações será notório”, comenta Farias.

Os 250 aprovados no concurso anterior já passaram pelo teste psicotécnico e agora estão na fase de investigação social e criminal. Em breve eles iniciam a academia de polícia, que deve durar pelo menos cinco meses e inclui a preparação específica para a Polícia Civil.

“O governador Tião Viana mostra seu compromisso e sensibilidade com a segurança pública, uma vez que, nesse momento de crise e de redução de despesas, além da contratação dos 250 policiais civis, agora abre essas 26 novas vagas para delegados e peritos criminais, reforçado as fileiras da instituição”, acrescentou o diretor da Polícia Civil.

As informações são do Governo da Agência Acre de Notícias

***

Concurso Polícia Civil - AC: convoca aprovados para exame e entrevista (08/05/2013)

Secretaria de Estado da Gestão Administrativa convoca aprovados em concurso da Polícia Civil para exame e entrevista.

A Secretaria de Estado da Gestão Administrativa (SGA), em cumprimento ao que estabelecem o Edital n.º 040/2012-SGA/SEPC, de 21 de agosto de 2012, publicado no Diário Oficial do Estado do Acre em 22 de agosto de 2012, torna pública a Convocação para o Exame Psicotécnico e Entrevista Social para os cargos de agente de Polícia Civil e escrivão de Polícia Civil.

Edital

Fonte: Governo do Acre

  ***

Concurso Polícia Civil - AC: divulgado resultado de nova etapa (03/04/2013)

A Secretaria de Gestão Administrativa e a Polícia Civil divulgaram o resultado final dos testes de aptidão física do concurso público para contratação de Agente e Escrivão de Polícia Civil. O edital de abertura do concurso prevê a contratação de 220 agentes de polícia e 30 escrivães, que devem atuar em todo o Estado.

Os candidatos considerados inaptos nos testes podem conferir as repostas aos recursos da prova de aptidão física na página www.ipad.com.br/policiaacre2012. A relação com o nome dos candidatos aprovados nesta etapa está disponível no edital. 

Veja os editais:

EDITAL - 023 - Resposta aos Recursos da Prova de Aptidão Física - 27/03/2013

EDITAL - 024 - Resultado Final da Prova de Aptidão Física - 27/03/2013

Fonte: Governo do Acre

***

Concurso Polícia Civil do Acre: inscrições serão retomadas (15/10/2012)

Concurso de Agente e Escrivão da Polícia Civil do Acre, terá inscrições reabertas até 17 de outubro.

O Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), em decisão da desembargadora Eva Evangelista, proferida em um recurso apresentado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), elaborado pelos Procuradores de Estado Leonardo Silva Cesário Rosa e Francisco Armando de Figueirêdo Melo, suspendeu a decisão de paralisação do Concurso de Agente e Escrivão da Polícia Civil do Acre, e as inscrições serão retomadas.

Devido a uma Ação Civil Pública, ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Acre, as inscrições para o concurso foram paralisadas por uma decisão da Juíza de Direito Regina Célia Ferrari Longuini, titular da 2˚ Vara da Fazenda Pública, que determinou a suspensão da continuidade do concurso até a publicação de um edital retificador sem a previsão de idade máxima aos candidatos contida no edital anterior, sendo a idade mínima de 18 anos e a máxima de 40 anos.

O recurso da PGE apontou que o critério de idade máxima exigido dos candidatos pelo edital resulta de uma previsão do artigo 67, inciso II, da Lei Estadual n˚ 129/2004, a qual regulamenta o regime jurídico das carreiras da Polícia Civil estadual. De acordo com esta lei, um dos requisitos que o candidato deve preencher para ingressar na carreira é ter idade mínima de dezoito e máxima de quarenta anos na data da posse.

O recurso destacou também que o critério da idade máxima de 40 anos é, ainda, justificado pela natureza das atividades necessárias para o cumprimento dos próprios cargos de Agente e Escrivão da Polícia Civil.

Dessa maneira, a PGE argumentou em seu recurso que a referida exigência do edital não é inconstitucional, não fere o princípio da razoabilidade e já existem decisões do Supremo Tribunal Federal nesse sentido. Assim, a desembargadora de Justiça Eva Evangelista suspendeu a decisão de paralisação do concurso e as inscrições serão retomadas.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Compartilhe