Concurso Polícia Federal 2012: mais de 119 mil inscritos

Na página do Cespe/UnB já podem ser conferidos local e o horário das provas. Somente para o cargo de Agente são 219,60 candidatos por vaga.

Nesta segunda-feira (30) os brasileiros tiveram acesso aos números do Concurso Policia Federal 2012. A organizadora Cespe/UnB não somente divulgou a quantidade total de inscritos e a relação candidato/vaga, como também disponibilizou, em sua página, o link para consulta de local e horário de realização das provas.

Quanto aos dados do Concurso da PF, claro que interessaram especialmente aos 119.078 candidatos inscritos, que se submeterão aos exames já no próximo dia 06 de maio. Como era esperado, a grande massa de concurseiros pretende mesmo é conquistar uma vaga de Agente de Polícia Federal: foram quase 107, 8 mil inscrições para disputar cada uma das 500 vagas oferecidas, o que significará uma acirrada concorrência de 215,6 candidatos por cada vaga. Papiloscopista, por sua vez, é o cargo pretendido por 11.279 inscritos, ou seja, 112,79 candidatos concorrerão a cada uma das 100 vagas ofertadas.

Os candidatos poderão consultar as informações sobre as provas nas seguintes páginas:

Agente: http://www.cespe.unb.br//concursos/dpf_12_agente/

Papiloscopista: http://www.cespe.unb.br//concursos/dpf_12_papiloscopista/

As provas começarão às 14 horas, tendo duração total de 5 horas, lembrando que os candidatos devem chegar com pelo menos um hora de antecedência, munidos dos materiais necessários para o preenchimento, listados no edital (caneta esferográfica de tinta preta revestida com material transparente, comprovante de inscrição e carteira de identidade original).

A organizadora aproveitou o ensejo para informar, através dos editais de retificação nºs 005 e 006, que o exame médico e a avaliação psicológica serão realizados em novas datas:  30 de junho e 1º de julho de 2012, respectivamente.

Saiba mais

O cargo de Agente de Polícia Federal oferece vencimento inicial de R$ 7.514,33, devendo os classificados convocados cumprir jornada de 40 horas semanais, exercendo atribuições como a execução de investigações e operações policiais, direção de veículos policiais, cumprimento de medidas de segurança orgânica, entre outras atividades de natureza policial e administrativa. Para concorrer,  é necessário possuir diploma de curso de graduação (nível superior) em qualquer área de formação. Além disso, até o momento da posse o aprovado terá que cumprir outros requisitos, tais como não ter sido eliminado na investigação social e/ou funcional, possuir carteira nacional de habilitação categoria "B", no mínimo, idade mínima (18 anos) entre outros.

As outras 100 vagas são para o cargo de Papiloscopista Policial Federal, que exige o mesmo nível de escolaridade e oferece o mesmo vencimento inicial. Entre as atribuições do cargo, estão a execução, orientação, supervisão e fiscalização dos trabalhos papiloscópicos de coleta, análise, classificação, subclassificação, pesquisa, arquivamento e perícias. Demais requisitos para a posse são idênticos.

O período para inscrições começa às 10 horas do dia 16 de março de 2012 e será encerrado às 23 horas e 59 minutos do dia 3 de abril de 2012, observado o horário oficial de Brasília/DF. Lembrando que o pagamento da taxa poderá ser efetuado até o dia 16 de abril de 2012.

Para ambos os cargos, o concurso Polícia Federal será composto de duas etapas, sendo a primeira constituídas pelas seguintes fases:  aplicação de prova objetiva, prova discursiva (caráter eliminatório e classificatório), exame de aptidão física, exame médico e avaliação psicológica (caráter unicamente eliminatório).

Já a segunda etapa do concurso público consistirá de Curso de Formação Profissional, a acontecer no Distrito Federal sob a responsabilidade da Academia Nacional de Polícia, tendo caráter eliminatório.

Para efeito da escolha do Estado de lotação, a nota obtida no Curso de Formação Profissional será rigorosamente considerada. Preferencialmente,  as vagas serão disponibilizadas nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e unidades de fronteira.

O resultado final na prova objetiva e o resultado provisório na prova discursiva serão publicados provavelmente no dia 29 de maio de 2012.

Outro detalhe importante é que o Concurso Polícia Federal 2012 terá um prazo de validade de apenas 30 dias, que serão considerados a partir da publicação da Portaria de homologação do seu resultado final, sendo prorrogável uma única vez por igual período

Compartilhe