Concurso Polícia Federal: convocação de excedentes é solicitada

Pedido para convocação de 15 aprovados no cargo de Perito Criminal é realizado enquanto se espera novo edital do concurso Polícia Federal.

concurso polícia federal: a imagem mostra duas viaturas da polícia federal estacionadas

A Associação também pediu celeridade na demanda. - Foto: DPF / André Gustavo Stumpf

Com novo edital previsto para o concurso Polícia Federal, o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminal Federais, Marcos Camargo, pediu a convocação de aprovados excedentes do último certame. A seleção passada foi realizada em 2018 com 500 vagas para os cargos de Delegado, Perito Criminal, Agente de Polícia, Escrivão e Papiloscopista.

O pedido de Camargo foi feito em evento realizado no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (28). A exigência é específica para o cargo de Perito Criminal, solicitando que fossem contratados 15 aprovados do concurso PF a mais. A associação ainda pediu que o requerimento fosse processado rapidamente.

Segundo os Ministérios, o objetivo é terminar todas as etapas do concurso Polícia Federal para convocar os candidatos ao Curso de Formação. Esta última fase está prevista para iniciar no dia 12 de outubro de 2020. Enquanto isso, os representantes dos Ministérios pretendem acelerar “trâmites necessários para a edição de um novo decreto”.

Estavam presentes nesse encontro o diretor Técnico-Científico da Polícia Federal, Alan de Oliveira Lopes, e a diretora de Gestão de Pessoal, Cecilia Silva Franco. Além deles, a reunião também contou com funcionários da Secretaria-Executiva da Casa Civil da Presidência da República, do Ministério da Economia e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Novo concurso Polícia Federal

Foram autorizadas 2 mil vagas para novo concurso Polícia Federal que tem previsão de lançar edital até dezembro de 2020. A oferta está distribuída da seguinte forma:

  • Agente da Polícia Federal: 1.016 vagas;
  • Escrivão da Polícia Federal: 600 vagas;
  • Delegado da Polícia Federal: 300 vagas;
  • Papiloscopista: 84 vagas.

Serão contempladas várias áreas de formação em nível superior. Já as remunerações variam entre R$ 11 mil e R$ 22 mil dependendo do cargo. Além dessas, o órgão já havia solicitada 508 vagas para efetivos que contemplavam funções de nível médio. Enquanto isso, os concurseiros devem ir se preparando.

Isadora Tristão
Redatora
Nascida na cidade de Goiânia e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, hoje, é redatora no site "Concursos no Brasil". Anteriormente, fez parte da criação de uma revista voltada para o público feminino, a Revista Trendy, onde trabalhou como repórter e gestora de mídias digitais por dois anos. Também já escreveu para os sites “Conhecimento Científico” e “KoreaIN”. Em 2018 publicou seu livro-reportagem intitulado “Césio 137: os tons de um acidente”, sobre o acidente radiológico que aconteceu na capital goiana no final da década de 1980.

Compartilhe

Comentários