Concurso Polícia Federal: cronograma segue o mesmo, diz Cebraspe

Com o cronograma mantido, as provas do concurso Polícia Federal continuam previstas para o dia 21 de março de 2021. Confira os detalhes sobre o assunto.

Concurso Polícia Federal: lateral de viatura da Polícia Federal

1.500 vagas ofertadas no concurso Polícia Federal. - Foto: André Gustavo Stumpf / Flickr

O Cebraspe confirmou que as provas do concurso Polícia Federal ainda estão previstas para o dia 21 de março de 2021. De acordo com mensagem encaminhada para a nossa equipe, o calendário de atividades segue sendo o mesmo que foi divulgado no edital de abertura. “O cronograma está mantido”, a banca afirmou na tarde desta quinta-feira (23/02).

A equipe do Concursos no Brasil também enviou e-mail para a assessoria da Polícia Federal, no sentido de obter mais informações atualizadas sobre as provas. Na resposta, a corporação disse que todos os detalhes sobre o cronograma já estão dispostos no documento regulamentador.

A Polícia Federal também enfatizou que perguntas sobre o assunto devem ser sanadas com a própria banca organizadora. "Informações sobre a realização do concurso estão dispostas no edital, e demandas sobre isso devem ser encaminhadas à banca realizadora", explicou a assessoria da PF.

Sobre o concurso Polícia Federal

O concurso Polícia Federal está sendo realizado pelo Cebraspe, com o objetivo de preencher 1.500 vagas para profissionais de nível superior. Aqueles que se classificarem vão receber remunerações de até R$ 23.692,74 em jornadas de 40 horas semanais.

Inicialmente, as inscrições ficaram abertas entre os dias 22 de janeiro e 09 de fevereiro de 2021. Em razão de problemas técnicos no último dia de aplicação, o site do Cebraspe ficou instável. O período, então, foi reaberto até às 18h do dia 11 de fevereiro de 2021.

Cargos, remunerações e requisitos

Com base no edital de nº 01/2021, as 1.500 vagas do concurso Polícia Federal foram distribuídas para os seguintes cargos:

Para concorrer ao cargo de Delegado, era necessário ter diploma de bacharel em Direito e experiência mínima de três anos em atividade jurídica ou policial. Os demais cargos, por sua vez, exigiam curso de nível superior em qualquer área de formação. Além do mais, o edital trouxe requisitos básicos para investidura em todos os cargos:

  • Ser brasileiro ou português (desde que amparado pelo Estatuto de Igualdade);
  • Carteira nacional de habilitação na categoria "B" (pelo menos);
  • Carteira de Identidade Civil;
  • Idade mínima de 18 anos completos na data de matrícula no Curso de Formação Profissional;
  • Aptidão física e mental;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Estar quite com o serviço militares (apenas para candidatos do sexo masculino).

Concurso Polícia Federal: etapas

Em termos gerais, os candidatos do concurso Polícia Federal vão passar pelas seguintes fases:

  • Prova objetiva e discursiva: conforme cronograma previsto, essa etapa será aplicada no dia 21 de março de 2021;
  • Exame de aptidão física;
  • Avaliação médica;
  • Prova oral (somente para o cargo de Delegado de Polícia Federal);
  • Prova prática de digitação (somente para o cargo de Escrivão de Polícia Federal);
  • Prova de títulos (somente para o cargo de Delegado de Polícia Federal;
  • Avaliação psicológica;
  • Investigação social;
  • Curso de formação profissional para os classificados em todas as etapas anteriores.
Bruno Destéfano
Redator
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »